quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Câmara recebe pedido para cassar Márcio

Orlando Duarte
5 de novembro de 1968


BRASÍLIA (Sucursal) - O Supremo Tribunal Federal encaminhou ontem à Câmara dos deputados o pedido para processar o deputado Márcio Moreira Alves, de acordo, aliás, com a solicitação que lhe foi feita pelo Poder Executivo, através do Procurador-Geral da República. A tramitação do projeto obedecerá às normas regimentais.

Depois de lido o mandato à publicação, o projeto será encaminhado pelo presidente da câmara, deptado José Bonifácio, à Comissão de Justiça, que é sempre, nos casos de pedidos para o processamento de parlamentares, o primeiro órgão do Legislativo a se pronunciar sobre pedidos de licença.

Deputado quer cassar Negrão

Acusando o governador Negrão de Lima de tentar "reduzir as funções constitucionais da Assembléia Legislativa à mera assistência e ratificação de sua ação autocrática", a deputada Lígia Lessa Bastos (Arena) entregou ontem à mesa do Legislativo uma representação contra o governador da Guanabara que, no final, pede o seu afastamento do cargo que ocupa.

O documento acusa o sr. Negrão de Lima de ter se servido de simples autorização para a reavaliação de cargos e funções do funcionalismo, para criar cargos e funções e majorar os vencimentos e vantagens dos servidores públicos, sem audiência do Legislativo.

Eleições nos EUA hoje não têm favorito

Ninguém é favorito no pleito direto de hoje para a presidência dos Estados Unidos. Richard Nixon, o republicano derrotado por Kennedy em disputa igualmente difícil, aparecia até a última semana com alguma vantagem sobre Humphrey, o candidato de Johnson. Ontem à noite, porém, o Instituto Louis Harris fazia uma previsão favorável aos democratas, enquanto Nixon parecia mais forte para o Instituto Gallup.

As estimativas prevêem, em ambos os lados, uma maioria de apenas dois milhões de votos, num eleitorado de 75 milhões. O resultado será conhecido ainda hoje em todo o mundo.

Rainha passa pelo Rio rumo a Brasília

A Rainha Elizabeth II, que se encontra em território brasileiro desde o dia 1º último, em visita oficial ao Brasil, transita hoje pela Guanabara, de onde segue por via aérea, em avião da Real Força Aérea Britânica, com destino a Brasília.

O Iate "Britânia", em que viajou a soberana inglesa, sob o comando do contra-almirante P. J. Morgan, entrou na Baía da Guanabara às 7,30 horas e às 8,30 horas fundeou em frente ao portão de embarque do Galeão, na Ilha do Governador. O Iate Real veio escoltado pelas fragatas "Danas" e "Maiad", sob o comando, respectivamente, do capitão de mar-e-Guerra J. D. Monywill e capitão-de-Fragata J. M. F. Davemport, da Real Marinha Britânica.

Nenhum comentário: