quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Piva acusa Arena de corrupção

20 de novembro de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Mário Piva vice-líder no exercício da liderança do MDB na Câmara, denunciou ontem que se a oposição não elegeu maior número de prefeitos e vereadores nas eleições de 15 de novembro, "a razão deve ser procurada na corrupção eleitoral que, mais uma vez, a exemplo de 1966, prevaleceu no pleito". "Pelos resultados conhecidos até agora - assinalou - não vejo como se justifique a euforia dos representantes da Arena. Para um partido que utilizou todos os meios, inclusive o coronelismo e o nepotismo governamental que apoiou, materialmente, as suas candidaturas, a vitória não tem nenhuma expressão eleitoral".

Prosseguindo, frisou o deputado Mário Piva que ao observador desapaixonado não passa desapercebido o crescimento do partido oposicionista, sobretudo nos municípios mais politizados. Houve casos, como no Paraná, em que um candidato do MDB, enfrentando dois da Arena, conseguiu eleger-se prefeito, apesar da máquina governamental acionada em favor das candidaturas situacionistas.
Projeto exclui civis do foro militar

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Paulo Campos (MDB-GO) está preparando uma emenda constitucional retirando da Justiça Militar a competência para processar e julgar civis. Fundamenta-se a iniciativa no princípio geral dos Direitos e Garantias Individuais, que o parlamentar considera "pela larga ampliação da jurisdição militar, principalmente, porque os seus juízes não têm garantias inerentes aos magistrados, quais sejam, a vitalidade, a inanovibilidade e a irredutibilidade, além de não serem especializados em matéria jurídica".

"Fácil compreender e sentir - acrescentou o sr. Paulo Campos os riscos que as liberdades humanas sofrem, permanecendo sujeitas a esse julgamento de excessão. A linha de pronunciamento de S. Excia. o ministro Pery Bevilanque, freqüentemente combatendo com eloqüência, autenticidade e sensibilidade jurídica o abusivo uso dos IPMs neste país, e corrigindo as sanções exageradas de inúmeros jlgamentos da Justiça Militar, bem demonstram a necessidade e a oportunidade da emenda que estou preparando", finalizou o parlamentar.
Civis e militares comemoram o Dia da Bandeira

Como parte das comemorações do "Dia da Bandeira", transcorrido ontem, diversos estabelecimentos de ensino primário, médio, forças militartes, repartições civis e entidades particulares, realizaram cerimônia em homenagem ao Parvilhão Nacional.

O ponto alto das solenidades teve lugar em frente ao Panteon de Caxias, onde houve desfile de tropas e leitura da Ordem do Dia do ministro do Exército.

No Salão Nobre do Ministério do Trabalho e Previdência Social, 12 entidades sindicais receberam das mãos do sr. Herculano Leal Carneiro, delegado regional do Trabalho, uma Bandeira Nacional. Em seu discurso, o representante do ministro Jarbas Passarinho pediu a todos os trabahadores que se manitivessem unidos em torno da Bandeira Nacional.

Nenhum comentário: