quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Gama é acusado de acobertar corrupção

13 de novembro de 1968


BRASÍLIA (Sucursal) - O senador Mário Martins (MDB-GB) ocupou ontem a tribuna do Senado para formalizar suas denúncias de que existe corrupção no atual governo, especificando que esse fato consistia na tentativa do ministro Gama e Silva, da Justiça, de tentar acobertar, por atos administrativos, processos instaurados e julgados pela Justiça de São Paulo, nos quais estariam envolvidos o próprio titular da Pasta e um seu irmão, através do tráfico de influência.

Apesar de se encontrar febril, com a garganta inflamada, o senador carioca deu início às suas prometidas denúncias contra o governo, usando, contudo, "para não tirar efeitos políticos dos fatos", segundo explicou, o expediente de formalizar um requerimento de informações onde inscreve os fatos que cataloga como atestatório de corrupção, que será agora encaminhado ao próprio ministro Gama e Silva.

Costa garante que punirá os culpados

BRASÍLIA (Sucursal) - O marechal Costa e Silva garantiu ontem ao senador Eurico Resende, vice-líder do governo no Senado, que todos os responsáveis por corrupção na administração federal serão punidos com o rigor da lei, assinalando que recebe como uma colaboração as denúncias de existência de deslizes funcionais, desde que fundamentadas.

A declaração foi feita quando o vice-líder do governo levou ao conhecimento do marechal Costa e Silva as denúncias do senador Mário Martins, onde é arrolado o ministro Gama e Silva, da Justiça, por acobertar, no seu Ministério a extorsão e corrupção praticadas por cerca de 20 funcionários na área da delegacia de São Paulo, do Departamento de Polícia Federal.

Nixon escolhe seu conselheiro

Nixon designou, ontem, Bryce Harlow, ex-funcionário de Eisenhower e atualmente diretor de uma empresa de perfumes, como seu primeiro conselheiro especial, encarregando-o principalmente de manter boas relações do Executivo com o Legislativo, onde os republicanos são minoria.

O novo conselheiro declarou que projeta entrar em contato com os líderes parlamentares do Partido Republicano no início de dezembro. Para ele, a perspectiva dos democratas, agora na oposição, serem maioria não criará dificuldades nas boas relações entre Nixon e o Congresso.

Seleção joga em Curitiba

A seleção se apresenta hoje pela primeira vez na cidade de Curitiba, onde a figura mais esperada é Pelé, e por isso a renda passará dos duzentos mil cruzeiros novos, novo recorde local. Essa é a quarta partida do excrete na segunda fase preparatória com vistas às eliminatórias e depois à Copa de 70, no México - até agora duas vitórias e uma derrota - mas ainda não agradou por falta de conjunto e de sistema tático definido. Félix, pelo rodízio dos goleiros, volta à meta do selecionado e ainda porque Picasso está com uma contusão no braço.

Nenhum comentário: