terça-feira, 11 de novembro de 2008

Costa concede 40% de aumento para militar

11 de novembro de 1968


O presidente da República já se comprometeu a dar o aumento aos militares a partir de 1º de janeiro. Examinando a situação com o ministro do Exterior e depois com o ministro da Fazenda, o marechal Costa e Silva chegou à conclusão que a situação dos militares é desesperadora, e que o aumento se impunha. Ficou decidido, definitivamente, que o aumento será de 40 por cento sobre o soldo atual.

O tão anunciado manifesto da Escola de Estado-Maior não existe. Não foi publicado nem sequer redigido. Foi apenas uma "barriga", tão comum nos que ouvem falar nas coisas apenas de "orelhada". O que existe sobre o assunto são conversas ainda não definidas. Anteontem houve demorada reunião, quando o assunto foi debatido, mas nada se resolveu. Só amanhã, numa nova reunião, é que ficará decidido se haverá ou não haverá manifesto dos oficiais da Escola de Estado-Maior.

Convocação extraordinária ganha apoio total do MDB

A liderança do MDB da Câmara vai formalizar hoje o seu apoio total à convocação extraordinária do Congresso, proposta pela bancada governista, mas vetará a idéia de que o funcionalismo do Legislativo seja, mesmo em caráter excepcional, transferido para a Guanabara, como defendem alguns parlamentares da Arena.

O deputado Mário Piva, vice-líder do MDB, reafirmou à Tribuna que a sua posição pessoal e a da maioria dos integrantes da Oposição é de que os deputados e senadores que pleiteiam a transferência do Congresso para a Guanabara estão prestando um desserviço ao País, pois a sua Capital é Brasília e é lá que devem funcionar, em todas as ocasiões, as duas Casas do Legislativo.

Barganha na Aleg é denunciada hoje

Os deputados Mauro Magalhães, Salvador Mandim e Mauro Verneck vão denunciar, hoje, durante a sessão da Assembléia Legislativa, que está imimente um "acerto degradante" entre a bancada governista e o governo do Estado para excluir a representação parlamentar nas empresas de economia mista da Guanabara, onde o governo é majoritário.

Segundo a denúncia, o "acerto" também conta com a participação de alguns deputados que fazem oposição ao governo, que teriam, em troca de concordância, o direito de indicar, subrepticiamente, um ou mais diretores das mesmas empresas, que no entanto ficariam livres da permanência efetiva de um membro parlamentar indicado pela Mesa da Assembléia.

Congresso pode melhorar com estudos de comissão

O presidente da Câmara Federal, deputado José Bonifácio, vai submeter hoje à consideração do sr. Pedro Aleixo, presidente do Congresso Nacional, o requerimento do deputado Edilson Távora, da Arena do Ceará, pedindo a constituição de uma comissão mista de deputados e senadores para examinar as atuais deficiências existentes no funcionamento do Poder Legislativo.

Caso seja aprovado pelo sr. Pedro Aleixo, a comissão proposta será imediatamente constituída por cinco deputados e cinco senadores, e deverá, no prazo de 120 dias, propor as reformas necessárias para o melhor funcionamento da Câmara e do Senado.

Nenhum comentário: