segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Trabalhadores vão à luta contra arrocho salarial

24 de novembro de 1968


Sindicatos de São Paulo e do Rio decidiram deflagrar uma campanha nacional, com apoio de ministros do Tribunal Superior do Trabalho, para derrubar o arrocho salarial.

A decisão foi tomada por 29 líderes sindicais, em reunião realizada, ontem, no Sindicato dos Gráficos de São Paulo. A liderança do movimento vai divulgar nota explicando "as razões pelas quais os trabalhadores de todo o País se rebelam contra os níveis fixados pela política econômica do governo". Em janeiro, será realizado um grande ato público contra o arrocho.

Arenista: Povo exige nome civil para 1970

BRASÍLIA (Sucursal) - "A índole civilista do povo brasileiro exige um civil para a Presidência da República, em 1970. A Nação não aprovou a experiência de um presidente militar e anseia o retorno de traje-pessoal para substituir a farda - declarou o deputado Agostinho Rodrigues (Arena-PR), um dos membros da "bancada militar" da Câmara, integrada por elementos das Forças Armadas.

Fez ver, contudo que "o futuro presidente civil deve ser um homem estreitamente ligado à Revolução". O deputado Agostinho Rodrigues, que fez esse pronunciamento num grupo de parlamentares na Câmara, criticou o comportamento de alguns ministros do marechal Costa e Silva que, prevalecendo-se dos cargos que ocupam, "encontra-se em franca campanha eleitoral, relegando os interesses nacionais a um plano secundário". Embora não o afirmasse, categoricamente, suas palavras foram dirigidas contra o ministro Albuquerque Lima, da Pasta do Interior, que "percorre o País, em campanha eleitoral aberta e sem subterfúgios".

Negrão acusado por escândalo e França por arbitrariedades

Por ter dado, de mão beijada, sem nenhuma concorrência, um novo contrato de assistência técnica ao Consórcio Hochtieff, o sr. Negrão de Lima foi acusado, ontem, na Assembléia Legislativa da Guanabara, pelo deputado Nina Ribeiro, que classificou o fato de "mais um escândalo em seu governo irresponsável". O contrato é de 20 milhões de marcos.

O general Luís França, secretário de Segurança da Guanabara, foi acusado ontem pela deputada Iara Vargas, de ter ultrapassado todas as barreiras do bom-senso e abusado de sua autoridade civil, ao enviar policiais cariocas ao interior do Ceará, com finalidade de prender o bispo D. Antônio Fragoso "violentando as normas do Direito".

Costa inaugura Salão de Automóveis em São Paulo

São Paulo (Sucursal) - O presidente Costa e Silva chegou ontem, às 11,30 horas, nesta Capital, com a finalidade de inaugurar o VI Salão do Automóvel. O primeiro mandatário da Nação veio acompanhado de sua mulher, d. Yolanda Costa e Silva, e dos chefes dos Gabinetes Civil e Militar, respectivamente ministro Rondon Pacheco e general Jaime Portela, sendo recebido pelo "governador" Abreu Sodré e outras autoridades no aeroporto de Congonhas.

Nenhum comentário: