domingo, 14 de outubro de 2007

General afirma que Che Guevara foi incinerado

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 13 de outubro de 1967)

O comandante-chefe do Exército boliviano, general Alfredo Ovando, disse ontem ao dr. Roberto Guevara, irmão mais velho do líder guerrilheiro, que seu corpo foi exumado e incinerado em Vale Grande. Esta informação, não confirmada oficialmente, foi divulgada em meio a contraditório noticiário em torno do verdadeiro destino dado aos restos de Che Guevara.

JK nada fala sobre política na sua volta

O ex-presidente Juscelino Kubitschek recusou-se ontem, desde que retornou ao Brasil, a abordar qualquer problema de natureza política, desmentindo que houvesse antecipado seu regresso ao Brasil, com o esclarecimento de que a programação que estabeleceu para a viagem ao exterior havia chegado ao fim.

- Cumpri todos os compromissos que aguardavam lá fora - disse o sr. Juscelino Kubitschek - e estou de volta. Aproveitei para fazer um "chek-up" em Nova York, durante vinte dias, e fiquei satisfeito em saber que minha saúde vai bem e que não há motivos para preocupações.

Comissão aprova o projeto que paga vereadores

A Comissão de Justiça da Câmara aprovou, ontem, o novo projeto de lei complementar - apresentado na véspera - dispondo sobre a remuneração dos vereadores de cidades de mais de cem mil habitantes, de autoria do deputado Geraldo Freire.

O projeto recebeu emenda do relator, deputado Acioly Filho, determinando no tocante à fixação do número de habitantes seja levada em conta o Censo de 1960, devendo as Câmaras solicitar ao IBGE informações sobre a população dos municípios.

Dia da Criança foi festejado na Assembléia

A Assembléia Legislativa da Guanabara prestou homenagem, ontem, ao Dia da Criança, com suas galerias tomadas por alunos e alunas internos de organizações assistenciais e escolas, entre as quais crianças do Instituto Brasília, de Paquetá, Coral da Casa de Lázaro e a Banda da Escola do Instituto Arruda Câmara.

Estiveram presentes à solenidade o deputado José Bonifácio, representando o governador Negrão de Lima, sr. Alirio Cavalieri, Juiz de Menores, sr. Eurico Cordeiro, representando o secretário de Educação, senhor Francisco Cordeiro, presidente da Fundaçãp Nacional do Bem-Estar-do-Menor, professor Sebastião Nascimento, diretor do Departamento de Assitência ao Menor e professora Yêda Varady, diretora da Divisão de orientação Escolar.

Subdesenvolvidos têm carta reivindicatória

ARGEL - Os países menos favorecidos do mundo reclamaram para seu desenvolvimento uma parte dos orçamentos militares das grandes potências. Os representantes de 67 países em vias de desenvolvimento reunidos em Argel, numa conferência qualificada de "Bandung Economico", aprovaram, como documento de trabalho, uma verdadeira "Carta Econômica do Terceiro Mundo", depois de superar uma grave crise suscitada pela representação do Vietnã do Sul.

Fonte: Tribuna Online

http://www.tribuna.inf.br/anteriores/ontem/40anos.asp



Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 12 de outubro de 1967:

Carvalho Pinto: só eleições diretas legitimam a revolução

O senador Carvalho Pinto disse ontem, ao defender a tese do restabelecimento das eleições diretas para a Presidência da República, que só o voto direto legitimirá por inteiro o movimento revolucionário, salientando que "é preferível correr todos os riscos das eleições diretas, às conseqüências funestas das indiretas, que acabarão afundando o regime na corrupção".

O ex-governador de São Paulo - que já levou seu ponto de vista ao próprio presidente Costa e Silva na reunião dos líderes da ARENA - preconizou que o partido governista ganhará facilmente com o pleito direto, lembrando que nas eleições para governadores de onze estados, em 1965, e nas eleições proporcionais de 66, "o povo demonstrou preferência pelos candidatos da ARENA.

Divulgação da CNA tem novo diretor

Tomou posse na chefia do Departamento de Divulgação e Publicação da Conferência Nacional da Agricultura, nosso antigo companheiro, jornalista Hélio Arteiro. A transmissão do cargo foi feita pelo jornalista José Vieira, que ocupava aquelas funções há vários anos.

Na oportunidade, o ex-chefe fez uma preleção, conclamando todos os funcionários a prestigiarem a nova orientação, em prol da entidade. Agradecendo, o sr. Hélio Arteiro prometeu não poupar esforços para levar a bom termo sua missão, que considera espinhosa, pois terá que substituir um antigo e competente profissional, com grandes serviços prestados à agropecuária nacional, o que lhe valeu a medalha do "Mérito Rural".

Comissão concede licença para processar Nélson Carneiro

A Comissão de Justiça da Câmara, em escrutínio secreto aprovou ontem, por vinte e três votos contra três, o parecer do deputado Pedroso Horta, favorável à concessão de licença para processar o deputado Nélson Carneiro, por tentativa de homicídio contra o seu colega Souto Maior.

A comissão resalvou porém que a licença exclui o caso de prisão, atendendo a uma ponderação levantada pelo deputado Ulisses Guimarães, com base no artigo 34 da Constituição, que pressupõe que a licença para processamento ou para prisão, depende de solicitações diversas, por parte do Juízo competente.

Estudantes vão à rua para pedir redução de passagem

Os estudantes secundários da Guanabara vão iniciar campanha pela efetiviação do pagamento de 50 por cento nas passagens dos ônibus, matéria que já recebeu parecer favorável da procuradoria do estado faltando apenas regulamentação.

O movimento coordenado pela Associação Metropolitana de Estudantes Secundários já recebeu apelo das seções Norte e Sul do Colégio Pedro II, Escola Técnica, Colégio Sousa Aguiar e outros. A reivindicação estudantil é baseada no argumento de que nos outros estados a redução já é concedida.



Nenhum comentário: