quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Frente obriga Costa a ouvir líderes e revitalizar ARENA (Tribuna da Imprensa há 40 anos)


Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 3 de outubro de 1967:


Frente obriga Costa a ouvir líderes e revitalizar ARENA

As crescentes adesões parlamentares à "Frente Ampla", dada a incapacidade da ARENA conter a ascensão do movimento das oposições nacionais, forçaram o presidente Costa e Silva a convocar as lideranças governistas nas duas Casas Legislativas para as próximas horas em Brasília, provavelmente quinta-feira vindoura.

Com esse encontro, pretende também o chefe do governo atender aos reclamos de grande parcela da ARENA, inconformada com a marginalização política a que foi submetida essa agremiação partidária pela administração, a qual, nem sequer, segundo expressão de deputado Leopoldo Peres, convida os parlamentares para participarem das inaugurações de obras.

Josafá critica o "Estatuto dos Cassados"

O senador Josafá Marinho criticou, ontem, a anunciada intenção do governo de elaborar um "Estatuto dos Cassados", afirmando que o governo não tem condições de editá-lo, com base nos Atos Institucionais e Complementares "que perderam a sua vigência com a promulgação da Carta de 1967".

O líder do governo, senador Filinto Muller, aparteando o sr. Josafá Marinho, atribuiu à imprensa as notícias sobre o "Estatuto dos Cassados", dizendo que "o governo não pode estar, todos os dias, contestando os noticiários". "Se o governo julgar acertado desdobrar as disposições constitucionais - frisou - será através de projeto de lei, e este virá ao Congresso".

Deputado acusa Negrão de abandonar subúrbios

Afirmando que "é vergonhoso reconhecer esses erros, participando do grupo governista como eu", a deputada Latife Luvizaro, MDB, voltou a acusar a completa omissão que o governo da Guanabara vem impondo aos subúrbios da Central do Brasil e Leopoldina, quanto ao recolhimento do lixo em suas principais ruas.

No pronunciamento que fez, ontem, na Assembléia Legislativa a parlamentar governista, depois de ressaltar "as boas qualidades" do sr. Negrão de Lima, acentuou que há vários meses que as principais ruas dos subúrbios cariocas não vêem um lixeiro sequer, "o que prova a incapacidade de quem os dirige".

Andreazza recebeu ministro norueguês

O ministro Mário Andreazza recebeu ontem a visita de cortesia do sr. Kare Willoch, ministro do Comércio e Navegação da Noruega, que está no Rio de Janeiro, onde participou da reunião da Junta de Governadores do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, realizada Museu de Arte Moderna.

Durante o encontro, conversaram sobre os problemas de transporte do Brasil e da Noruega, tendo o ministro Kare Willoch, informado ao seu colega brasileiro Mário Andreazza que os armadores noruegueses já encaminharam a Comissão de Marinha Mercante um documento no qual manifestam o propósito de colaborar com as autoridades brasileiras na solução dos problemas de fretes marítimos, encontrando um denominador comum que atenda aos interesses brasileiros e da Noruega, evitando o monopólio no transporte marítimo.

Fonte: Tribuna da Imprensa:

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: