domingo, 28 de outubro de 2007

IPM contra militares

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 27 de outubro de 1967)

A instauração de IPM contra os militares que torturam presos políticos foi solicitada na carta que o MDB enviou ontem ao ministro do Exército. Anexo, foi encaminhado também ao general Lira Tavares relatório do que os parlamentares puderam observar na área da IV Região Militar.

Congresso vai decidir sobre vinda de tropa

BELO HORIZONTE (Sucursal) - Anteprojeto de lei complementar que o ministro da Justiça entregou ontem ao Presidente da República atribui competência ao Congresso para conceder, ou negar, permissão a tropas estrangeiras para transitar ou permanecer temporariamente em território nacional.

Em sua exposição de motivos, o ministro Gama e Silva enumera os dispositivos semelhantes, existentes na antiga legislação do Brasil. Cita essencialmente o artigo 15 da primeira Constituição do País, que determina ao Congresso: "Conceder ou negar a entrada de forças estrangeiras de terra e mar dentro do Império ou nos portos dele".

Servidor vê plano do governo falir

Respondendo a explanação feita pelo ministro Jarbas Passarinho, na última segunda-feira, num programa de televisão em defesa da política salarial do governo, o presidente da União Nacional dos Servidores Públicos lembrou o governo Castelo Branco quando "o sr. Roberto Campos fazia a mesma visão do futuro considerando inclusive o ano de 1965 como o decisivo para a estabilização da vida brasileira, enquanto o ministro Jarbas Passarinho já nos fala em 1968".

Adiantou o sr. Edmilson Jorge de Oliveira que, "como se pode ver, o famoso Plano Econômico-Financeiro do ex-ministro Roberto Campos, mesmo com as correções feitas pelo governo do marechal Artur da Costa e Silva, não apresentou na sua execução qualquer resultado concreto que revele sua validade".

Deputado vê vestibular único contra estudante

Em pronunciamento feito, ontem, na Assembléia Legislativa, o deputado Francisco Gama Lima (ARENA) classificou como atentatória ao direito dos estudantes a instituição pelo Ministério da Educação da realização do vestibular único para todas as Faculdades, tirando dos candidatos a prerrogativa de tentar mais de uma faculdade.

O parlamentar arenista disse que a medida do Ministério da Educação transforma-se em um processo violento para se atingir a uma solução pela escassez de vagas, sendo ainda anti-educativa e anti-pedagógica e um golpe no ensino particular, "extremamente infeliz".

Comerciante diz que crise é de salário

O sr. Cláudio Ramos, presidente da Associação dos Comerciantes de Aparelhos Domésticos Elétricos (ACADE), disse ontem que "o comércio e a indústria, no Brasil, vivem num regime de crises em face do congelamento dos salários e, principalmente, à carga tributária excessiva aos encargos financeiros elevados, ao mercado interno restrito a à poupança escassa e especulativa".

Fonte: Tribuna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: