quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) desagrava o jornalista Helio Fernandes (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 18 de outubro de 1967:

SIP desagrava Helio

A Sociedade Interamericana de Imprensa virtualmente desagravou o jornalista Helio Fernandes ao acolher, ontem, sem qualquer reação contrária, o pronunciamento de seu presidente, Júlio Mesquita Filho, condenando a suspensão dos direitos políticos do diretor da TRIBUNA como um ato "nitidamente prepotente".

Classificou, igualmente, de "medida arbitrária" o seu confinamento e lembrou que, estando em vigor a Lei de Imprensa, "o governante preferiu recorrer ao Ato Institucional número 2, instrumento de exceção, decretado pelo governo "revolucionário" do Brasil, para castigar infrações de intenção subversiva ou corrupta".

Deputado emenda lei para incapacitado poder vender

Dispondo sobre a permissão para incapacitados físicos exercerem o comércio ambulante, o deputado Paulo Carvalho, MDB, apresentou na Assembléia Legislativa, ontem, modificação da Lei 19, de 15 de agosto de 1961, em forma de emenda, "para que esta gente mutilada e humilde não continue a sofrer espancamentos nas ruas".

De acordo com a emenda proposta pelo parlamentar, o artigo 1º daquela lei assegura aos incapacitados físicos, o chamado comércio ambulante, o estabelecimento de pontos fixos em todo o estado da Guanabara, conforme as condições previstas na própria lei, enquanto que o artigo 2º, permanece intacto.

Negrão suga povo para gastos nababescos

O deputado Nina Ribeiro - ARENA - classificou de "sanha irresponsável e desumana que caracteriza uma administração", o envio, por parte do sr. Negrão de Lima, à Assembléia Legislativa, da mensagem 38-67, aumentando de forma brutal os impostos de água, esgoto e transmissão de compra de veículos além de criar a taxa rodoviária.

Disse que vai votar contra a mensagem do governo e rejeitar a descabida pretensão, pois ela só servirá para aumentar gastos nababescos, e salientou que "o povo precisa anotar os nomes daqueles que, servilmente, sempre votam a favor de proposições dessa natureza, sem ligar para a bolsa da população sofrida".

Professor vê ensino prejudicar menores

O professor Jorge Alberto Furtado, chefe da Divisão de Ensino Industrial do Ministério da Educação, em conferência sobre "Perspectivas do Ensino Técnico no País, disse que a promoção humana que consiste em reconhecer publicamente os méritos de quem os tem, conferindo-lhe títulos ou diploma, como já se faz atualmente nos países mais adiantados, é uma das possíveis soluções para os problemas nacionais.

Lembrou que o estudante brasileiro alimenta sempre o sonho de poder cursar a Universidade, mas a Escola Técnica de nível médio não atende a essa necessidade e que abordava o tema Educação como meio de se chegar à plenitude, ao máximo desenvolvimento de si mesmo.

Fonte: Tribuna Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: