quinta-feira, 4 de outubro de 2007

JK pode antecipar regresso e Jango adia viagem à Europa (Tribuna de Imprensa há 40 anos)


Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 4 de outubro de 1967:

Oposição começa ofensiva contra arrocho
salarial

Ao requerer a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar os efeitos sociais da política salarial do governo e a perda do poder aquisitivo real dos assalariados, a oposição iniciou ontem, efetivamente, a ofensiva parlamentar contra o arrocho e a falta de liberdade sindical. Até o salário-mínimo vai ser investigado.

STF julga hoje o habeas de Helio

O habeas-corpus impetrado pelos advogados Evaristo de Morais Filho, Mário de Figueiredo e George Tavares em favor do jornalista Helio Fernandes, quando de seu confinamento, será julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal, que decidirá, no recurso, a validade ou não dos Atos Institucionais após a promulgação da Constituição de 1967.

O ministro Adalicio Nogueira, relator do pedido de habeas-corpus, confirmou ontem o julgamento, acrescentando não acreditar que possa ocorrer novo adiamento. Salientou que já se encontra em Brasília o número suficiente de ministros para garantir o quorum.

JK pode antecipar regresso e Jango adia viagem à Europa

O sr. Juscelino Kubitschek poderá antecipar seu retorno ao Brasil para os próximos 15 dias, conforme anunciaram ontem no Rio e em São Paulo, políticos ligados ao ex-presidente da República que não souberam explicar as razões da chegada imediata, quando estava marcada para o mês de dezembro.

Por seu turno, os trabalhistas confirmaram que o sr. João Goulart adiou sua viagem para o exterior, a qual somente se realizará na segunda quinzena do mês de outubro. Correligionários do ex-presidente no entanto, acham que o sr. João Goulart terminará desistindo de sua visita a Paris, em face da evolução interna da Frente Ampla.

ARENA pedirá a Costa que dê definição

As lideranças da ARENA, na Câmara e no Senado, estarão reunidas amanhã em Brasília com o presidente Costa e Silva, a quem pedirão uma definição em torno de princípios a fim de que "possam defender o governo, nos debates políticos sobre os problemas fundamentais que se travam dentro e fora do Congresso".

Na reunião - da qual participarão além dos srs. Daniel Krieger, Filinto Muller e Ernani Sátiro, todos os vice-líderes - será examinada, também, a Frente Ampla, fortalecida desde o lançamento de sua Carta de princípios e da conseqüente assinatura do Pacto do Montevidéu.

Jânio manda Horte dizer que é contra Frente

Dando seqüência à sua manobra de aproximação com o governo, o ex-presidente Jânio Quadros, em carta enviada ao deputado Pedro Horta, para que a lêsse da tribuna da Câmara, reafirmou sua posição contrária à Frente Ampla, dizendo que o movimento "é prejudicial à reconquista da normalidade democrática".

A declaração do sr. Jânio Quadros surpreendeu os círculos políticos de Brasília, uma vez que o ex-presidente, em seu encontro de sábado com o deputado Martins Rodrigues, afirmara que não hostilizaria a Frente.

Fonte: Tribuna da Imprensa

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: