sexta-feira, 10 de outubro de 2008

S. Paulo pára com passeata dos vinte mil

9 de outubro de 1968


Vinte mil pessoas desafiaram ontem a repressão policial e paralisaram o Centro de São Paulo durante três horas, numa passeata tumultuada pela violência policial, que culminou com centenas de prisões e hospitalizações, além de prejuízos materiais vultosos. No Rio, os estudantes programaram uma passeata para hoje, sem lugar certo para o início. O protesto foi confirmado depois que a PM invadiu a Associação Cristã de Moços, ontem à noite, espancando alunos e professores, além de efetuar quase 200 prisões.

MDB analisa as garantias do governo

Para exposição e análise dos termos da conversa entre o marechal Costa e Silva e os presidentes da Câmara e do Senado, Srs. José Bonifácio e Gilberto Marinho, o presidente do MDB, Oscar Passos, convocou a Comissão Executiva Nacional para uma reunião hoje em Brasília. Durante a reunião o Sr. Oscar Passos vai transmitir aos membros da Oposição as reivindicações feitas ontem pelos Srs. Gilberto Marinho e José Bonifácio, da conversa mantida com o marechal Costa e Silva, e já transmitidas a um grupo de líderes da Oposição.

Durante uma hora os presidentes da Câmara e do Senado, Srs. José Bonifácio e Gilberto Marinho, transmitiram aos líderes mais responsáveis do MDB, à frente o seu presidente, senador Oscar Passos, os resultados do seu encontro com o presidente da República, na semana passada, quando levaram ao marechal Costa e Silva a denúncia da oposição, de que se articulava um movimento para eliminar alguns parlamentares oposicionistas considerados inconvenientes ao regime.

Norma Bengell é raptada à noite

S. PAULO (Sucursal) - A atriz Norma Bengell, estrela principal da peça teatral "Cordélia Brasil", em exibição nesta Capital, foi raptada misteriosamente na noite de ontem, em frente ao Hotel Amália, onde está hospedada, ignorando-se quais tenham sido os autores. Segundo o empresário da peça, Emilio de Biase, e o ator Paulo Bianco, que acompanhavam a artista no momento do rapto, ela recebera um telefonema de um homem desconhecido que dizia querer encontrar-se pessoalmente com Norma Bengell.

Mas ela objetara que isso era impossível, pois tinha que trabalhar dentro de poucos instantes. Ao descer, entretanto, em companhia de seu empresário e do ator Paulo Bianco, foi inopinadamente abordada por dois desconhecidos, à porta do hotel, que a seguraram violentamente. Os seus acompanhantes, ao esboçarem uma reação em defesa da atriz, foram agredidos e postos fora de combate, enquanto ela, colocada num carro que estava próximo, seguiu para destino ignorado.

Veiga é forte no Fla

A facção da oposição que deseja o "impeachment" do sr. Veiga Brito sofreu ontem sua primeira derrota, não conseguindo além de 90 assinaturas, entre os 214 conselheiros que foram à reunião para a prestação de contas do presidente do clube. Como o estatuto do clube exige um mínimo de 100 assinaturas para a convocação do Conselho, a fim de que seja votado o "impeachment" e exige para sua aprovação 2/3 dos conselheiros presentes, a derrota de ontem foi fragorosa.

Nenhum comentário: