quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Costa quer restauraração da disciplina

22 de outubro de 1968


Restauração da disciplina e uma guerra sem quartel ao radicalismo político e militar são os itens principais da palavra de ordem do marechal Costa e Silva, durante a reunião de ontem do Alto Comando Militar. As exigências do chefe do governo, que se mostra preocupado com a extensão da crise, foram dirigidas aos ministros do Exército, Marinha e Aeronáutica, a cujas autoridades compete extirpar de imediato os focos de agitação, que inquietam o País. Também a cassação de mandatos parlamentares esteve em pauta.

Bispos iniciam encontro para fixar posição

Realizou-se ontem o primeiro encontro da segunda reunião ordinária anual entre os bispos de todo Brasil, oportunidade em que se deu início aos debates sobre a Vida da Igreja no Brasil e Avaliação do Plano Pastoral de Conjunto traçado em 1966 que conduzirá a Igreja durante esses anos até 1970. A Reunião Ordinária teve seu início às 20:30 horas com a presença de 23 bispos no Convento de Nossa Senhora do Cenáculo, presidida por d. Vicente Scherer, bispo de Porto Alegre, devido à ausência de d. Agnelo Rossi, arcebispo de São Paulo, presidente da Comissão Central que se encontra adoentado.

Antes do início da Conferência, em que a imprensa não teve acesso, d. Avelar Brandão Vilela, arcebispo de Terezinha, distribui nota dizendo que durante o andamento do Plano Pastoral de Conjunto surgem muitos problemas ciscunstanciais que exigem devido exame e às vezes pronunciamentos claros. Assim essa reunião tanto examina problemas internos e externos.

Projeto acaba com truste na música

Justificando que a desnacionalização da indústria brasileira é um fato comprovado e cada vez mais crescente, "atingindo também a gravação de discos, que está sofrendo, sem condições de competividade, a pressão de grandes gravadoras estrangeiras, através de suas filiais no Brasil", o deputado Waldir Simões apresentou, na Câmara Federal, projeto disciplinando as gravações de discos. A proposição do presidente do MDB da Guanabara estabelece que todos os discos gravados no Brasil, contendo músicas populares estrangeiras, serão obrigadas a conter, na outra face, música de autores brasileiros, aplicando-se a medida, também, às versões de músicas populares estrangeiras.

Chuvas atrapalham lua-de-mel de Jackie

ATENAS e NOVA YORK (FP e Tribuna) - Aristóteles e Jacqueline Onassis tiveram que renunciar provisoriamente à sua lua-de-mel, devido ao mau tempo que reinava ontem sobre a Ilha de Skorpios. O Iate Christina continuava ancorado no pequeno porto da Ilha, esperando acalmar a tempestade para levantar ferros e seguir rumo ao Mediterrâneo. Por outro lado, parece confirmada a notícia segundo a qual Jacqueline Kennedy e seu marido Aristóteles Onassis iriam residir após a lua-de-mel num luxuoso apartamento de Nova York de propriedade da ex-primeira dama dos Estados Unidos. A notícia foi dada pela secretária de Jacqueline, que tem sido a "porta-voz" do casal Onassis.

Nenhum comentário: