terça-feira, 7 de outubro de 2008

Costa garante que Congresso não fecha

6 de outubro de 1968


O marechal Costa e Silva garantiu, ontem, aos srs. Gilberto Marinho e José Bonifácio, presidentes do Senado e da Câmara Federal, durante o encontro que com eles manteve no Palácio das Laranjeiras, que "enquanto eu for presidente da República, o Congresso não será fechado".

A declaração presidencial foi em resposta a denúncias feitas pelos presidentes da Câmara e do Senado sobre o clima de apreensão das classes políticas, em face do aumento constante das pressões de elementos da extrema direita para que o governo determine o fechamento do Congresso Nacional.

Conquanto não tenha confirmado que, no encontro com o presidente Costa e Silva, tenha lhe transmitido a denúncia sobre a existência de pressões para o fechamento do Congresso, o sr. José Bonifácio revelou, ontem, que convocou a imprensa para falar sobre a existência "desse estado de pressão contra as Casas do Legislativo, o fez achando que cumpriu o seu dever. O de alertar, através da imprensa, a opinião pública para o fato que também é interessada em que o Congresso permaneça aberto e mantidas todas as garantias constitucionais".

Gama e Silva proíbe Vandré

O ministro Gama e Silva prometeu ao chefe de Polícia da Guanabara, general Luís França, interditar a canção "Caminhando", de General Vandré, cuja primeira edição, vendida à proporção de 300 discos por cada um de "Sabiá", está praticamente esgotada. A proibição, segundo o general, será anunciada segunda-feira, após o Festival.

Em protesto contra a medida, os estudantes, intelectuais e artistas cariocas decidiram comparecer hoje e amanhã ao Maracanãzinho para cantar, em coro a música de Geraldo Vandré, classificada em segundo lugar na parte nacional do festival, para a decepção do público, que vaiou a decisão do júri e impediu a reapresentação de "Sabiá".

Hoje, segundo dia da parte internacional do Festival, "Sabiá" será cantada em nome do Brasil. Apesar da fraqueza das músicas apresentadas no primeiro dia, as atenções se voltam para o francês Antoine, que cantará em português uma canção sobre futebol em que falará do Flamengo. Nos bastidores, tem-se como certa a vitória de "Sabiá".

Vasco tenta a revanche hoje

O Vasco da Gama, líder isolado do grupo B do Robertão, enfrenta hoje à tarde (16,30 horas) no Maracanã, o Botafogo, bicampeão carioca e bicampeão da Taça Guanabara e que colheu uma vitória e um empate nas duas últimas partidas disputadas entre ambos os times. Benetti e Antoninho estréiam (no Rio), substituindo a Alcir e Nado, no Vasco, enquanto Zagalo lança Chiquinho, Afonsinho e Humberto ou Mimi nos lugares de Zé Carlos, Gérson e Roberto.

O Flamengo, atualmente em fase negra, joga amanhã no Rio (16 horas) contra o Palmeiras, ainda invicto. Demais partidas da rodada: Santos x Corintians, amanhã, no Morumbi; Grêmio x Bangu, em Porto Alegre; Atlético Mineiro x Internacional, em Belo Horizonte; e Bahia x Portuguêsa de Desportos, em Salvador. O Robertão rendeu quase três bilhões de cruzeiros antigos.

Nenhum comentário: