quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Oposição faz advertência a Costa e Silva

8 de outubro de 1968

O senador oposicionista Josaphat Marinho exortou o presidente Costa e Silva a "afastar-se dos bajuladores" e a tomar medidas concretas contra os responsáveis pela invasão da Universidade de Brasília, "o absurdo atentado à dignidade humana, que só intranqüilidade trouxe à ordeira população da Capital da República". Advertiu que o governo está envolvido "num amplo processo de desrespeito de sua autoridade que parte de áreas que deveriam preservar o prestígio e a segurança do presidente da República". Chamou a atenção para o perigo que "assalta o governo", causado por seus partidários.

Prazo encerrado impede novas inelegibilidades

O governo federal não dispõe mais de prazo legal para propor novos casos de inelegibilidades que possam vigorar nas próximas eleições municipais de 15 de novembro, permanecendo apenas os impedimentos previstos no item III do art. 146 da atual Constituição, referentes a prefeito e a vice-prefeito. Para vereadores não há qualquer restrição, porque, sobre eles, a Carta Magna é totalmente omissa.

O prazo que o governo dispunha para envio ao Congresso do projeto de Lei Complementar que estabelecia novos casos de inelegibilidades, elaborado pelo ministro Gama e Silva desde dezembro do ano passado, terminou no dia 5 de outubro corrente, conforme permitia a Constituicão, e assim mesmo se o Executivo julgasse urgente a medida e invocasse, para a sua tramitação, o artigo 54 da mesma Carta.

Bolsas se reúnem no Brasil

Com uma sessão solene, presidida pelo ministro Delfim Neto, da Fazenda (presentes também o ministro do Planejamento, Helio Beltrão, e o ministro interino da Indústria e Comércio), e representante do governador da Guanabara, além de outras autoridades, instalou-se ontem, a II Reunião de Bolsas de Valores da América, da qual participam membros de 30 delegações brasileiras e 20 estrangeiras. O encontro visa ao estudo de fórmulas e medidas destinadas não só a promover uma efetiva integração das Bolsas de Valores do continente americano, como a também lançar bases indispensáveis à maior dinamização do mercado de capitais. A reunião se prolongará até quinta-feira.

Oposição do Mengo quer o impedimento de Veiga

Conselheiros da oposição do Flamengo estão colhendo assinaturas para a convocação de uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo com o objetivo de solicitar o "impeachment" do sr. Veiga Brito: o memorial já tem quase 50 assinaturas, mas a reunião só poderá ser convocada com um mínimo de 100. O pedido de cassação do mandato do presidente Veiga Brito não poderá ser discutido e votado na reunião ordinária de hoje à noite do CD, por que tal assunto não entrou na ordem do dia, cuja pauta - de acordo com o edital publicado há dias na imprensa - só inclui na pauta os seguintes temas: 1) Prestação de contas de 67; 2) Previsão orçamentária de 68; 3) Relatório do presidente referente ao exercício de 67. A reunião é de caráter permamente.

Nenhum comentário: