sábado, 18 de outubro de 2008

MDB: Governo cala Congresso só pela força

18 de outubro de 1968


"Todas as vezes que o Legislativo pretendeu agir com independência foi sufocado pela força, pois o arbítrio falou mais alto" - declarou o deputado Mário Piva, afirmando ainda da tribuna da Câmara que "resguardou-se o Congresso como uma tradição de fantasmas, destinados a ornamentar o panteão da posteridade". Em seu discurso como porta-voz da oposição, o parlamentar disse que o governo "revela uma única disposição: concentrar-se em crises episódicas para diluir o panorama da crise permanente que se instalou no Brasil". Acentuou que "a atual crise político-militar, traduzida em linguagem revolucionária, é igual à de 64, com correção monetária".

DOPS invade exposição de jornais infantis

No momento em que era inaugurada uma exposição de jornais feitos por crianças, no salão do Teatro Novo, ontem à noite, ali apareceram dezenas de agentes da DOPS, armados de metralhadoras, bombas de gás lacrimogêneo e cassetetes elétricos alemães, que invadiram o recinto com a finalidade de "dissolver manifestação estudantil subversiva", segundo afirmou o comandante Pires, da Superintendência da Polícia Executiva.

A mostra de jornais de crianças tem por objetivo focalizar a tendência de garotos e garotas para a profissão de jornalistas, mas a Delegacia de Ordem Política e Social achou por bem "averiguar de perto", tanto assim que os agentes daquele órgão policial, detiveram no Teatro Novo várias pessoas, inclusive os artistas que estão encenando naquela casa de espetáculos, a peça "Ralé", ocasião em que pediram identificação.

Polícia de SP liberta estudante

SÃO PAULO (Sucursal) - A Polícia paulista começou a libertar, às 8 horas da manhã de ontem, os estudantes que haviam sido presos em Ibiúna, quando pretendiam realizar o XXX Congresso Nacional da UNE. Por medida de cautela e a fim de que o fato não despertasse maior atenção, os jovens eram libertados em grupos, simultaneamente da DOPS, do Presídio Tiradentes e da Casa de Detenção de Carandiru. Às 12 horas, um ônibus da Polícia conduziu, de Carandiru para a DOPS, 61 dos 136 estudantes que se encontravam presos na Casa de Detenção.

Brasil pode ver na TV a Copa do Mundo

O Brasil assistirá ao vivo os jogos da Copa do Mundo, a realizar-se no México em 1970, com o término da construção da estação terrestre, situada em Itaboraí, a 47 km de Niterói, que funcionará utilizando o satélite sincrone Intelsat III localizado a 36000 km, sobre o Atlântico. Ontem, no local onde está construída a estação terrestre, foi assinado o primeiro convênio entre a empresa Brasileira de Comunicações e a RCA, Global Comunication, para que em janeiro próximo estarão em funcionamento 30 canais telefônicos, 21 telegráfico

Nenhum comentário: