sábado, 1 de dezembro de 2007

Bispos repelem pressões e denunciam abuso do poder

Manifesto assinado por 21 membros da Hierarquia católica, representando os bispos do Brasil, reunidos no Rio em sua Conferência Nacional, confirma o propósito da Igreja de seguir, no País, a orientação de Paulo VI: "A situação atual deve ser enfrentada corajosamente, assim como devem ser combatidas e vencidas as injustiças que ela comporta".

E afirma: "É subversão da ordem social o abuso do poder econômico ou político em benefício próprio". Adverte: "Não podem os bispos aceitar, fora da legislação da Igreja, que outros pretendam definir e delimitar suas funções". Dirigindo-se aos jovens: "Não cometemos a loucura de provocar o desespero da juventude". O documento é assinado, entre outros, pelos cardeais Jaime Câmara e Agnelo Rossi.

Negrão trai o carioca e vai para a Arena

Está definitivamente acertado o ingresso do sr. Negrão de Lima na Arena da Guanabara, tendo as demarches sido concluídas após reunião de líderes arenistas com o governador na residência do marechal Mendes de Morais, nas Laranjeiras, sexta-feira última. A divulgação oficial do acordo político será feita possivelmente amanhã, quando a Assembléia Legislativa entrará em recesso, de modo a impedir qualquer reação por parte de alguns parlamentares arenistas contrários a uma aproximação do partido com o sr. Negrão de Lima.

OEA: Brasil tentará renegociar mandato-tampão

O Brasil poderá vir a renegociar o mandato-tampão para a Secretaria Geral da Organização dos Estados Americanos, durante o recesso em que se manterá o Conselho, até o próximo dia 14. Ontem, o embaixador Gustavo Mendes, enviado especial do governo do Panamá, foi recebido em audiência pelo chanceler Magalhães Pinto, no Itamarati e, segundo se soube através de fontes oficiosas, voltou a pedir o apoio do Brasil ao seu candidato, Aislan Ritter.

A situação ainda é bastante confusa e a única coisa que se sabe é que as duas próximas semanas servirão para que as chancelarias encontrem o tão desejado "consenso", capaz de garantir a eleição de um novo secretário-geral num quinto escrutínio, pois a continuar tal situação ampliar-se o desgaste da Organização.

CPI da corrupção continua apesar de sabotada

Os deputados Fabiano Vilanova Machado, Aloísio Caldas e Geraldo Moneret estão dispostos a runir a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a corrupção policial, e fazer com que ela funcione, mesmo contrariando a determinação de seu presidente Rossini Lopes da Fonte, que havia decidido encerrar os trabalhos durante o recesso parlamentar, que hoje se inicia. Para que haja número, os três parlamentares se reunirão dia 5 do corrente, e convocarão os suplentes Alberto Rajão, do MDB e Mauro Werneck, Arena, para reconstituir a CPI e fazer com que continue apurando os fatos delituosos denunciados, principalmente pelo general Jaime da Graça.

(Tribuna de imprensa a 40 anos)

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: