quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Fala de Lacerda no Sul leva a Frente aos seus objetivos

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 19 de dezembro de 1967

os líderes da Frente Ampla salientaram ontem que o discurso proferido pelo sr. Carlos Lacerda traduziu, em todos os seus aspectos, os objetivos do movimento das posições nacionais, produzindo, por essa razão, ampla repercussão em todos os setores políticos do País.

Admitem os frentistas a possibilidade de o governo, dentro em pouco tempo, reagir ao movimento, mas verificam que o próprio presidente Costa e Silva teria dificuldades para aplicar sanções ao sr. Carlos Lacerda, de vez que as medidas punitivas teriam natural desdobramento de conseqüências imprevisíveis.

Magalhães nega que vai tomar o lugar de Krieger

O chanceler Magalhães Pinto disse, ontem, desconhecer qualquer articulação para substituir o senador Daniel Krieger na presidência da Arena, afirmando ser ainda muito cedo para pensar no problema da direção arenista, o que somente ocorrerá por ocasião da convenção, a ser realizada após o carnaval.

Afirmou o ministro das Relações Exteriores desconhecer, igualmente, os estudos do Instituto Hudson para construção de um lago artificial na Amazônia. "Nada poderá ser feito naquela região - frisou o chanceler - à revelia do governo brasileiro".

O ministro Magalhães Pinto disse ainda que o Brasil não vai conceder nenhum financiamento ao Uruguai, esclarecendo que "o nosso País vai, na verdade, firmar um novo convênio de intercâmbio com aquele país, de caráter comercial, para a troca de artigos à prazo mais longo".

Grã-Bretanha ainda fora do mercado comum

Hoje, em Bruxelas, os seis países componentes do Mercado Comum Europeu deverão tomar uma decisão quanto ao pedido da Grã-Bretanha para ingressar na Comunidade. Segundo os observadores a decisão será negativa ou, na melhor das hipóteses, não será dada a última palavra a respeito, devendo as discussões em torno do assunto se prolongarem por muito tempo.

Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo pronunciar-se-ão favoravelmente ao início das negociações com Londres. A França, entretanto, manterá sua posição: "A Inglaterra não está preparada para entrar no Mercado Comum". Desta forma as negociações não poderão ter início, por falta de unanimidade.

Arena escolhe hoje novo líder na Aleg

A bancada da Arena, na Assembléia Legislativa da Guanabara, vai reunir-se, hoje às 16 horas, para escolher seu novo líder e traçar a linha de comportamento quanto à eleição da Mesa do Legislativo, em fevereiro, que será conduzida pela nova liderança da agremiação oposicionista. Enquanto isso, um grupo de deputados do MDB já iniciou recolhimento de assinaturas em requerimento para que seja possível a escolha do novo líder da bancada na primeira quizena de janeiro, pois entende que a nova liderança deve conduzir o problema da eleição da Mesa do Legislativo.


http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: