segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Oposição vê ameaça na fala de Costa e Silva e

Os líderes oposicionistas afirmaram ontem que o marechal Costa e Silva, em seu pronunciamento da véspera a um grupo de parlamentares, "exerceu-se nos seus conceitos sob a situação política, a ponto de levar ao Congresso a suspeita de que poderá retomar o ciclo das cassações de mandatos".

A afirmação do presidente de que "o governo está aparelhado para agir contra a subverção em qualquer lugar, até no Parlamento", foi classificada de exagerada nos círculos do MDB, onde ninguém vislumbra qualquer ameaça de agitação no Congresso.

Costa sanciona com veto a lei que cria Sudeco

O presidente Costa e Silva sancionou, ontem, com veto parcial, a lei que cria a Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro-Oeste - Sudeco - com área de atuação nos estados de Mato Grosso e Goiás e com competência para elaborar, em entendimentos com os órgãos federais e ministérios os planos diretores da região. O veto presidencial recaiu sobre o artigo 17, considerado contrário ao interesse nacional e institucional.

Nas razões do veto, diz o presidente que a missão de formular a política da moeda e do crédito é competência exclusiva do Conselho Monetário Nacional, sendo perturbador que essa competência seja transferida, mesmo em parte, aos estabelecimentos de crédito que atuam na região Centro-Oeste".

Corrupção nas eleições da OEA

A demissão do diretor-administrativo da Organização dos Estados Americanos, o dominicano Luís Betancer, repercutiu intensamente nos meios diplomáticos, menos pela importância do ato baixado pelo sr. José A. Moura (ainda secretário-geral da Organização) do que pelas circunstâncias que cercaram a adoção de tal medida.

Segundo informações procedentes de Washington, o sr. Luís Raul foi acusado de "haver tratado de influenciar" a controvertida eleição do novo secretário-geral. Como diretor-administrativo da OEA, Luís Raul teria manobrado com 19 milhões de dólares anuais e mais 900 postos de funcionários internacionais do organismo, em favor do candidato do Panamá, sr. Aislan Ritter.

Líder jogará no alçapão de Bariri

Botafogo, Bangu e Fluminense, os três últimos candidatos ao título de campeão da cidade, têm compromissos difíceis neste final de semana, sem que se possa apontar qual o jogo menos perigoso. O Botafogo, líder isolado do campeonato, enfrentará o Olaria no "alçapão" da Rua Bariri, onde o campo irregular favorece aos locais, além de ter o incentivo da sua torcida.

Enquanto isso, o vice Bangu terá pela frente, no Maracanã, a equipe do América e, que ainda não venceu nenhum dos grandes neste certame, apesar de ter tido boas atuações e por isso mesmo não será surpresa se amanhã acertar e sair de campo vitorioso. O terceiro colocado, o Fluminense, irá ao Estádio Ítalo Del Cima enfrentar a aguerrida equipe do Campo Grande, que no seu campo empatou com o Flamengo, Botafogo e Vasco podendo repetir a dose. Flamengo x Vasco é o clássico desta noite no Maracanã, porém, como os dois clubes estão fora do páreo, somente a tradição de rivalidade entre os dois levará a torcida a deslocar-se até ao maior do mundo.

(Tribuna de imprensa a 40 anos)

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: