segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Lacerda denuncia corrupção e diz que é hora de anistia

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 10 de dezembro de 1967)

O ex-governador Carlos Lacerda denunciou, ontem, a existência de "um mar de corrupção oficial, garantida pelas baionetas do Exército", ao discursar como patrono da turma de formandos da Escola Normal Santa Dorotéia. Ao longo do seu pronunciamento de uma hora, ao lado da Madre Superiora e diante de religiosas, normalistas e seus familiares, disse Lacerda: "Agora, chegou a hora da anistia, que deve descer sobre a Nação não como perdão, mas como reparação".

"O Brasil se levanta para cobrar às Forças Armadas, o compromisso da posse, de votar livremente e livremente escolher seu governo. Disse nos Estados Unidos muitas coisas que não posso falar em meu próprio país".

Disse o ex-governador que estava iniciando, naquele momento, "uma pregação que não vai terminar, senão quando eu chegar ao términio de meus dias. Sei muita coisa e vou dizer na televisão, se me deixarem, em cada sala, nas casas, pelas janelas, em cada praça, em cada rua do Brasil".

Arena: Ala-jovem pressiona para mudar o comando

A pressão do grupo de jovens parlamentares acarretará profunda alteração no comando da Arena, ainda no primeiro trimestre de 1968, através da convenção nacional do partido, onde os grupos insatisfeitos com a situação atual destacarão o caráter de urgência da mudança nos quadros dirigentes do partido. O encontro de parlamentares arenistas com um oficial da Casa Militar - o coronel Olivar - para o debate dos problemas relativos ao funcionamento da Câmara Federal evidência, segundo os observadores, que precisam ser abertos, de imediato, canais adequados ao diálogo entre Executivo e Legislativo.

MDB articula o nome de Nemésio

A candidatura do deputado Vitorino James (Arena) à presidência da Assembléia Legislativa da Guanabara começou a ser articulada por setores do MDB radical: Grupo Renovador e grupo lacerdistas, em um esquema que vem sendo montado pelos deputados Mauro Magalhães (MDB) e Alberto Rajão, líder do Grupo Renovador. O lançamento do nome do sr. Vitorino James para concorrer com o deputado José Bonifácio atual secretário sem Pasta no governo, à presidência do Legislativo, será exposto ao novo líder da Arena, que será eleito no próximo dia 19, para posteriormente, caso seja aceito, venham a ser aprofundadas as composições e demarches.

Só a vitória serve ao Fluminense

Botafogo x Fluminense - o clássico vovô do futebol carioca volta a empolgar a cidade com a partida marcada para amanhã no Maracanã, com início às 17 horas, já na reta final do Campeonato Carioca de 67. Qualquer tropeço será prejudicial.

Não tanto ao Botafogo (líder), que ainda terá oportunidade de redimir-se, mas para o Fluminense será a sua despedida definitivamente da corrida ao título. Por isso, a partida reveste-se de enorme expectativa e de grande responsabilidade para os dois. Tanto um como outro preparou-se com toda o carinho.

Fonte: Tribuna da Imprensa Online

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: