quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

URSS reforça Vietcong (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 13 de fevereiro de 1968)


A União Soviética anunciou ontem que mandará mais armas ao Vietnã, até que os Estados Unidos se disponham a negociar o fim da guerra. A advertência foi feita por ocasião das negociações iniciadas pelo secretário-geral da ONU, que chegou a Moscou para propor uma saída para a paz. No Vietnã a situação continuou estacionária ontem, com o Vietcong controlando Huê e 70% da parte meridional do país.

Covas diz que só vê pacificação com a anistia ampla

São Paulo (Sucursal) - Os oposicionistas paulistas estão recebendo, com grandes reservas, as declarações sobre a "pacificação nacional", entendendo que os "movimentos" não têm maior profundidade, "pois se destinam a atender interesses puramente pessoais".

O deputado Mário Covas, líder do MDB na Câmara dos Deputados, dizia ontem que ninguém, até hoje, explicou o que se deve pacificar e como se faria essa pacificação. Acha que tudo isso é muito "fluído", pois não se deram maiores explicações.

Artistas protestam contra arbitrariedades da Censura

Sob as vistas dos agentes do SNI e das DOPS, artistas de teatro e cinema, empunhando cartazes, acamparam, ontem, às 8 horas, nas escadarias do Teatro Municipal, onde permanecerão até meia-noite de hoje, numa greve planejada durante a assembléia de domingo último, no Teatro Princesa Isabel, "contra a Censura em favor da cultura".

A "parede" que já causou aos empresários do Rio um prejuízo superior a cinqüenta milhões de cruzeiros antigos, poderá se estender por todo o País (São Paulo aderiu imediatamente) caso o ministro da Justiça não revogue as portarias da Central Federal proibindo a apresentação de "Senhora da Bôca do Lixo" e "Poder Negro", já que "Um Bonde Chamado Desejo" também proibido, obteve liminar ao mandato de segurança contra a decisão.

Beltrão quer reduzir custo

O ministro Helio Beltrão, do Planejamento, afirnou ontem que o Plano Trienal do governo, em elaboração pelo Ministério, estabelece uma nova estratégia para o enquadramento do problema dos custos dos insumos básicos industriais, cuja redução é condição necessária para que se alcance um desenvolvimento auto-sustentável.

Os estudos preliminares sobre os insumos, elaborados com a coordenação do Instituto de Pesquisa Econômico Social Aplicada, mostram a importância do ataque sistemático aos fatores responsáveis por altos custos dos insumos básicos, do ponto de vista da revitalização da economia do poder de competição da indústria nacional.

Nenhum comentário: