terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Arenista diz que pacifidação baiana quer acabar com oposição (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 12 de fevereiro de 1968:

Teatro desce pano em protesto contra
Censura sem cultura

"Contra a Censura e pela cultura", todos os teatros do País se encontram em greve até a meia-noite de terça-feira e os artistas do Rio de Janeiro vão para as escadarias do Teatro Municipal, desde as primeiras horas do dia, empunhando cartazes de apoio à tomada de posição da classe.

Idêntico movimento está sendo programado em São Paulo, onde os artistas de teatro, rádio e televisão, solidários com seus colegas do Rio, principalmente os participantes das Peças "Um Bonde Chamado Desejo", "O Poder Negro" e "Senhora da Bôca do Lixo", que tiveram suas exibições proibidas pela Censura Federal, em todo o País, decretaram a greve contra a Censura.

Racismo volta a matar nos Estados Unidos

As novas explosões raciais ocorridas em Orangeburg, Carolina do Sul, a partir da última segunda-feira, já causaram três mortes e 37 pessoas saíram feridas. Seiscentos guardas nacionais estão concentrados na cidade para impedir novos conflitos entre policiais e estudantes negros. Os novos incidentes começaram quando o proprietário de um boliche impediu o ingresso de negros no estabelecimento.

O FBI está investigando para saber quem começou o tiroteio que degenerou no primeiro conflito e reacendeu a questão racial nos Estados Unidos. A organização racista-terrorista Ku-Klux-Klan foi impedida de realizar manifestação.

Arenista diz que pacifidação baiana quer acabar com oposição

BRASÍLIA, (Sucursal) - A convivência política, ansiosamente pregada pelo governador Luiz Viana, resulta do oposto à pacificação, disse o deputado Francelino Pereira (Arena-MG) salientando que "a Bahia não pode submeter-se ao papel de pretender para esta Nação um governo sem oposição, como se estivéssemos à beira de uma convulsão social de conseqüência incontroláveis".

Disse o deputado arenista mineiro que o chefe do Executivo baiano "desceu a serra sem entender o Presidente da República" aduzindo que, "por mais que explicasse a sua tese de pacificação, o marechal mostrou-se apenas sensível à iniciativa, sem admitir transigências com a oposição, preservando os fundamentos e os altos da revolução".

Entende o sr. Francelino Pereira que, com essa ressalva, "que põe a perder todo esse esforço participacionista, o marechal Costa e Silva delicadamente autorizou o sr. Luiz Viana a prosseguir nos contatos, que sabe não chegarão a bom termo".

Nove horas retornou em grande forma e venceu no "photochart"

A castanha Nove Horas, retornando em grande forma, tomou a ponta logo no primeiro salto, mas na entrada do direito foi para o centro da pista permitindo o avanço de Fairy Flower, que chegou a estar na ponta, mas a pilotada de Jorge Borja tinha sobras, reagiu, e ainda ganhou no "photochart". Outra vitória também merecedora de referência foi de Playboy, no páreo inicial da competição, retendo o avanço de Fairy Flower, que chegou a estar na invencibilidade e mostrando que será um concorrente muito forte ao êxito na disputa do primeiro clássico do ano.

Nenhum comentário: