quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

EUA colocam mais militares no Vietnã

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 14 de fevereiro de 1968)

Johnson aumenta efetivos militares no Vietnã

EUA mandam soldados - Os Estados Unidos declaram enviar imediatamente cerca de 15 mil homens ao Vietnã, como "medida de segurança", segundo anunciou ontem o Departamento de Estado. Enquanto isso em todo Vietnã do Sul continuaram os ataques norte-vietnamitas e do Vietcong. Na frente do paralelo 17 e em torno de Saigon os aviões gigantes "B-52" bombardearam intensamente as posições e concentrações dos guerrilheiros.

Numa ofensiva aérea iniciada na segunda-feira, os super-bombardeios atacaram várias vezes as posições comunistas a oito quilômetros ao Noroeste da estratégica base de Khe Sanh, assediada há 15 dias por 20 mil norte-vietnamitas. As bombas dos B-52 foram jogadas muito perto da capital sul-vietnamita, o mais perto desde o início da guerra, distando apenas 11 quilômetros numa região onde se observaram concentrações de guerrilheiros.

Tônia Carrero é presa quando homenageava a liberdade

O incidente ocorreu, no fim da tarde, quando os artistas, ao término da passeata iniciada na Cinelândia, tentavam colocar uma coroa de flores em homenagem à Democracia e à Liberdade junto ao Monumento. O tenente Terci disse que não era permitido os atores replicaram, seguindo-se violenta discussão.

De súbito o tenente aumentou a voz e deu ordem de prisão à Tônia Carrero. Os artistas reagiram. Revoltada com a atitude do militar, Norma Benguel explodiu: "tenente barato, inexpressivo e sem preparo". O tenente não gostou e mandou que os soldados expulsassem os grevistas das escadarias do Monumento.

Nenhum comentário: