sábado, 16 de fevereiro de 2008

Luta antiarrocho começa

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 16 de fevereiro de 1968)

Trabalhadores de todas as categorias e representantes dos servidores públicos federais e estaduais iniciaram ontem a luta nacional pela derrubada da política de arrocho salarial do governo. Reunidos no Sindicato dos Metalúrgicos, do Rio, cerca de 500 líderes sindicais decidiram partir para uma campanha que se irradiará por todo o País, mobilizando entidades e as massas trabalhadoras, até a derrubada final da legislação em vigor, que a implantou o controle dos salários sem deter o custo de vida. O senador Mário Martins e o deputado (MDB-Guanabara) Alberto Rajão compareceram e discursaram, solidarizando-se com o movimento.

Costa segunda no Rio

O presidente Costa e Silva recebeu ontem, no Palácio Rio Negro, durante seu despacho com o ministro da Agricultura, anteprojeto de lei que transfere para as cooperativas tritícolas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina os armazéns de trigo construídos pela extinta Companhia de Armazéns e Silos. Três governadores de estados foram recebidos ontem, em Petrópolis, pelo presidente Costa e Silva com os quais tratou de assuntos relativos a seus respectivos governos.

O primeiro a conferenciar com o chefe do governo foi o sr. Danilo Areosa, do Amazonas, que disse ter feito ao marechal Costa e Silva um relato do seu primeiro ano de administração. Revelou que está muito satisfeito com a criação da Zona Franca de Manaus, dizendo que ela vem apresentando resultados muito positivos. O governador amazonense não quis falar sobre política alegando que no seu Estado, nessa área, reina a mais absoluta paz.

Gama levará a Costa decreto que acaba com censura teatral

O ministro Gama e Silva, da Justiça, vai submeter ao Presidente da República, no seu despacho de quinta-feira, em Brasília, o texto do decreto que determina a liberação total dos espetáculos teatrais para maiores de 21 anos e mantém o critério vigente de censura prévia para as peças permissíveis a menores de idade.

Através de ofício, o ministro da Justiça recomendou ontem ao coronel Florimar Campelo, diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, a imediata revogação de sua portaria que centralizou o Serviço de Censura em Brasília. A determinação ministerial deve ser cumprida na segunda-feira.

DAC, polícia e fãs não se entenderam

Em ambiente dos mais tumultuados, pelos fãs e polícia, Roberto Carlos desembarcou, ontem de manhã, no Galeão, procedente de Nova Iorque e, depois de abraçar os parentes, disse que vai gravar músicas sacras inéditas, antes de viajar à Europa, em junho próximo, em caráter particular. Cercado durante quarenta minutos, recebendo beijos e abraços das admiradoras, entre as quais duas freiras da Ordem das Filhas de Santana, o cantor embarcou novamente às 11 horas, num "Caravelle", em companhia de dona Laura, sua mãe, e de um irmão, Lauro Roberto, para São Paulo, onde era aguardado com novas manifestações.

Nenhum comentário: