domingo, 24 de fevereiro de 2008

Brizola não entra na Frente Ampla mas libera

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 23 de fevereiro de 1968)

O sr. Leonel Brizola que continua exilado no Balneário de Atlântida, no Uruguai, falando, ontem, diretamente daquela cidade, pelo telefone, com o gabinete do deputado Martins Rodrigues, na Câmara dos Deputados, disse que nada tinha a se opôr ao ingresso de antigos petebistas na Frente Ampla. Explicou o sr. Brizola que as únicas restrições que faziam à Frente Ampla eram de caráter pessoal, ao sr. Carlos Lacerda, mas que nada tinha a se opôr ao movimento, "desde que ele se propusesse a lutar pela redemocratização do País".

Piva vê convocação extra do Congresso com saldo positivo

BRASÍLIA (Sucursal) - Considerando a convocação extraordinária do Congresso Nacional "altamente valiosa sob o aspecto político, para aqueles que ainda acreditam no restabelecimento da democratização no País", o deputado Mário Piva, em nome da Liderança do MDB, lamentou a aprovação, pela Câmara, do decreto-lei que amplia as atribuições do Conselho de Segurança, e de mais quatorze proposições da mesma natureza, por decurso de prazo.

- Esse fato - assinalou o sr. Mário Piva, em discurso proferido, ontem na Câmara, por ocasião do encerramento da convocação extraordinária - há de ficar gravado na história política do Brasil, porque representa mais um passo - e um passo negativo - naquele esforço que se tem feito para a redemocratização, ou melhor, para a consolidação do processo democrático.

MDB lança Covas se Faria Lima entrar para a Arena

São Paulo (Sucursal) - O desentendimento político em torno da sucessão paulista, agrava-se a cada instante. Em reunião realizada, ontem, na residência do sr. Wilson Rahal, o prefeito Faria Lima deixou patente o seu ingresso na Arena, explicando-o como "uma contingência política". Não desmente que a sua mudança para o partido governista teria a vantagem de deixá-lo permanente na "crista da onda".

A sua negociação é vantajosa, pois obterá do sr. Abreu Sodré a secretaria do Interior, para um seu correligionário, provavelmente o deputado Baldacci Filho e do governo federal receberá um Ministértio que lhe possibilitará ficar em evidência até a data do pleito.

Costa não toma partido entre Gama e Campelo

Assessores do diretor-geral do Departamento de Polícia Federal confirmaram ontem que a crise entre o coronel Florimar Campelo e o ministro Gama e Silva, provocada pela resolução ministerial em centralizar a Censura, permanece estacionária porque o marechal Costa e Silva repeliu a idéia de mediar o problema, que considera superficial.

O ministro da Justiça despachou, em Brasília, com o marechal Costa e Silva na quarta-feira e ontem, mas se limitou a entregar o texto do decreto que exclui os espetáculos teatrais da censura prévia do Departamento de Polícia Federal, não fazendo, segundo informaram a auxiliares presidenciais, qualquer pedido ao chefe do governo para que intervenha na crise entre o PDF e sua pasta.

Nenhum comentário: