sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

MDB: entregaram o café

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 15 de fevereiro de 1968)

A oposição denunciou ontem em Brasília que "o Brasil saiu fragorosamente derrotado na Conferência do Café, em Londres". Os deputados Evaldo Pinto, Dias Meneses e Renato Celidônio advertiram que a delegação brasileira permitiu a diminuição das quotas, quando nossas exportações não haviam sequer coberto a quota anterior. O sr. Evaldo Pinto acusou a delegação norte-americana de ter armado "uma verdadeira conspiração contra os interesses do Brasil".

Disse também que foi mobilizado "todo o instrumental do Pentágono" para afastar as exportações brasileiras do mercado consumidor de café solúvel. O sr. Renato Celidônio afirmou que a semelhança de condições foi uma cláusula contra o Brasil introduzida no novo Acordo Internacional do Café, em Londres.

Delfim e Helio Beltrão se reúnem com Costa

Os ministros Delfim Neto e Helio Beltrão estiveram reunidos, ontem, no Rio Negro, com o presidente Costa e Silva e formalizaram, durante o encontro, o decreto que estabelece a programação financeira do governo para o corrente ano. Ao deixar o gabinete presidencial, o ministro Delfim Neto revelou que examinou com o presidente três recomendações a serem apresentadas, amanhã, no Rio Grande do Sul, na reunião de secretários de Fazenda da região Centro-Sul do País.

Indicou que a primeira se refere a uma compensação sobre a primeira exportação agrícula: a segundo propôs isenção do ICM para alguns produtos exportáveis, como carne, soja, mamona e outros, e a terceira sugerindo uma sistemática de débito e crédito para a compra de equipamentos nacionais, o que deve representar, segundo o ministro, uma vantagem de 15 por cento para a indústria nacional.

Amaral Peixoto toma posse amanhã como secretário sem pasta

O deputado Augusto do Amaral Peixoto, ex-presidente da Assembléia Legislativa, tomará posse no cargo de secretário Sem Pasta amanhã, às 11 horas, em solenidade que se realizará no Salão Nobre do Palácio Guanabara. O sr. Augusto do Amaral Peixoto receberá o cargo das mãos do sr. Álvaro Americano que vinha acumulando as funções com as de secretário de Administração.

Oposição denuncia a derrota total do Brasil em Londres

Para o sr. Dias Menezes, as razões invocadas para essa diminuição constituem declaração insofisticável de incompetência do governo brasileiro, "quando se anuncia, comprovadamente, que não atingimos o volume de exportação atribuído nas quotas anteriores. "Afirmou o sr. Dias Menezes que a justificativa é pueril, pois se alega, em defesa, que seria melhor não atender à quota atribuída ao Brasil do que exportar tipo inferior, com descrédito para o nosso produto.

Nenhum comentário: