terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cinturão humano para defender Saigon

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 19 de fevereiro de 1968


Um verdadeiro cinturão humano defendia, nas últimas horas da madrugada de ontem, a capital Sul-Vietnamita de Saigon, depois de serem localizados diversos batalhões de guerrilheiros da Frente Nacional de Libertação em suas proximidades, na segunda fase da ofensiva comunista, classificada pelo presidente norte-americano Lyndon Johnson como a "hora decisiva das democráticas que lutam pela liberdade no sudeste asiático".

Por outro lado, informa-se que os guerrilheiros atacaram ontem cerca de 47 cidades e instalações militares norte-americanas e sul-vietnamitas, na fase mais aguda desta ofensiva, que, segundo alguns observadores militares, poderá ser prenúncio de uma nova Dien Bien Phu no Vietnã. Enquanto isso, as conversações de paz voltaram à estaca zero, com as infrutíferas negociações entre o secretário-geral das Nações Unidas, U Thant, e os co-presidentes da Conferência de Genebra, Grã-Bretanha, União Soviética e Índia.

Censura ataca outra vez e teatro vai voltar a greve

O pessoal do teatro abriu nova ofensiva geral contra a censura em todo o País desiludido de que o ministro Gama e Silva falhou em sua promessa de libertar os espetáculos dos censores oficiais. Os artistas de teatro, que agora têm o apoio dos seus colegas do cinema, decidiram reiniciar o movimento de protesto, com a proibição do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol", em São Luís do Maranhão, e a multa imposta à peça "Roda Viva", de Chico Buarque de Holanda, que vem sendo levada há vários dias no Rio.

Resolveram também reprimir, por todos os meios, a interferência de elementos estranhos ao meio artístico, quando da realização de quaisquer exibições. Glauber Rocha afirmou que "o meio artístico já começa a descrer nas promessas do ministro da Justiça", defendendo a opinião de que só ao público cabe censurar a obra de arte, que lhe é oferecida nos palcos e nas telas. Nova greve está prevista para logo depois do Carnaval.

Brasil dispara no sul-americano de natação

No geral, o Brasil está vencendo disparado o campeonato sul-americano de natação, que se realiza no Rio. Só tem uma peruana atrapalhando no setor feminino. É a moça da foto, Consuelo Changanachi, que superou, ontem, pela primeira vez o recorde continental dos 400 metros, com 4 minutos, 48 segundos e 6 décimos. Hoje é a vez de José Silvio Fiolo tentar derrubar o recorde mundial dos 100 metros nado de peito, que ainda pertence ao russo Kussinski. A quarta tentativa do nadador brasileiro está programada para a piscina do Guanabara, às 10 horas. Na última quinta-feira, Fiolo ficou a um décimo de segundo da marca.

http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: