sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Posição do Brasil no desarmamento tem apoio de Magalhães

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 22 de fevereiro de 1968)


Convocado pelo chanceler Magalhães Pinto, o embaixador Araújo Castro, chefe da delegação brasileira na Conferência do Desarmamento, esteve ontem em Paris, onde, na sede da missão diplomática do Brasil, fez um relato verbal sobre a maneira com que vêm se desenvolvendo os trabalhos em Genebra. Embora nada tenha sido informado oficialmente, admite-se, nos meios diplomáticos, que o chanceler, ao convocar o embaixador Araújo Castro, teve como objetivo não apenas se informar sobre a Conferência em si, mas também reafirmar, seus apoio às teses defendidas pela delegação brasileira.

STF vê inconstitucional o artigo 48 da nova Lei de Segurança

"O Supremo Tribunal Federal deu ontem o primeiro passo para a derrubada do artigo 48 da nova Lei de Segurança Nacional - que impede ao indiciado em IPM o exercício profissional - ao julgá-lo, por unanimidade, inconstitucional. A decisão - com base no parecer do relator ministro Themístocles Cavalcante - foi adotada no julgamento do habeas-corpus impetrado pelo Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil, através do advogado Augusto Sussekind de Morais Rego, em favor de sete cidadãos denunciados em IPM pelo auditor substituto da V Região Militar.

Guerrilheiros ameaçam tomar Saigon na nova ofensiva

As forças da Frente Nacional de Libertação do Vietnã do Sul - vietcongs - conseguiram romper o cinturão humano de defesa ao redor de Saigon e ameaçam agora entrar na cidade. Temendo que se repita na capital os acontecimentos de Huê, onde foram fuzilados vários elementos governamentais por "crimes de traição à pátria", as autoridades sul-vietnamitas pensam, desde ontem seriamente, em evacuar os bairros residenciais e obrigar a população rural da zona suburbana a prestar fidelidade ao governo central.

Em Washington, entretanto, o presidente Lindon Johnson prefere confiar na vitória das armas e comunicou ao secretário-geral das Nações Unidas que só aceita negociar no espírito de sua declaração de Santo Antônio, que prevê a suspensão das atividades dos guerrilheiros no Sul, como condição para discutir a paz.

P. Alves pode ganhar dois páreos na corrida de hoje

O freio Paulo Alves conta com duas boas montarias para a corrida de logo mais, podendo vencer com ambas, pois tanto Adelmo, inscrito na Prova Especial, como Ural, anotado na milha do sexto páreo possuem reais posssibilidades de vitória. Mas, a melhor é mesmo Adelmo que, retornando bem preparado, mais aguerrido e ainda com magnífico apronto nos 800 metros aparece como a força nos 2.100 metros da principal carreira de logo mais. Adelmo, esplendidamente colocado no tiro e na turma, volta agora ao regime de freio onde sempre correu mais. Na última arrematou em terceiro, mas no regime de bridão. Chegou perto, mostrando que poderia ter vencido, pois do primeiro ao terceiro a diferença não passava de um corpo.

Nenhum comentário: