segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Presidente da Câmara tem tradição que vem da independência

(Mancheta da TRIBUNA DA IMPRENSA de 25 de fevereiro de 1968)

BRASÍLIA (Sucursal) - O novo presidente da Câmara dos Deputados, José Bonifácio, integrante da bancada da Arena de Minas Gerais, possui uma tradição política que remonta ao Império, atravessa a primeira República e chega aos nossos dias. Bisneto do partriarca da Independência, é o vigésimo-sexto presidente da Câmara dos Deputados e o décimo-primeiro, depois da Constituinte de 1946.

Nascido em Barbacena, a 1º de maio de 1904, o deputado José Bonifácio foi orientado, desde cedo, para a atividade política. Concluiu os estudos de formação no Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro, Colégio Anchieta. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil. Logo depois da revolução de 1930, em dezembro, iniciou-se na política como prefeito de sua cidade natal, permanecendo no cargo até 1933.

Medeiros nega projeto para arrolhar mais a imprensa

O ex-ministro Carlos Medeiros Silva confidenciou ontem, a um amigo pessoal, que não fará o anteprojeto de decreto-lei para "tornar mais positiva a Lei de Imprensa ou a Lei de Segurança Nacional", que lhe teria sido pedido pelo general Antônio Andrade Murici e oficiais da chamada "linha dura", durante encontro realizado em Petrópolis, no início desta semana. Esquivando-se de contato com a imprensa durante todo o dia sob a alegação que tinha interrompido suas férias, em Petrópolis, para tratar ontem, na Guanabara, de um assunto pessoal, o ex-ministro da Justiça também não quis confirmar nem desmentir a realização do encontro com militares, "para não pensarem que estou tentando voltar a ocupar posto relevante no governo".

Oposição não crê em mais "arrocho"

Os dirigentes do MDB disseram não acreditar na hipótese de ser a Lei de Imprensa reformada para impedir a divulgação de notícias contrárias ao regime, por entenderem que "a minoria militar instalada no poder já não conta com o apoio das forças que promoveram o movimento de março, para golpear novamente o cambaleante sistema democrático existente no País".

O vice-presidente do partido, deputado Oswaldo Lima Filho, observou ontem que "a desunião e o inconformismo reinantes nas classes armadas, face aos desconchavos do governo, constituem os principais entraves a qualquer plano para arrolhar a imprensa".

Brasil sofreu pressão dos EUA

Se o Brasil teve de ceder, na questão do café solúvel, isso foi conseqüência em grande parte de uma violenta pressão dos Estados Unidos, disse ontem o semanário britânico "The Economist". O jornal acrescenta que, "segundo alguns boatos, os Estados Unidos teriam chegado a ameaçar o "Brasil, em termos diplomáticos, naturalmente, que lhe contariam os subsídios concedidos no quadro da ajuda externa".

Nenhum comentário: