segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

CPI convoca Campos e Juraci

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 11 de fevereiro de 1968)

Num dos mais autênticos libelos contra a invasão americana no País, a professora Sandra Cavalcanti afirmou, ontem, que o suborno dos dirigentes sindicais faz parte de um vasto processo destinado a despersonalizar o trabalhador brasileiro, levando-o a aceitar princípios políticos fundamentalmente contrários aos interesses nacionais.

Em seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito, a professora Sandra Cavalcanti denunciou que o suborno dos Sindicatos brasileiros por grupos americanos, é uma simples peça de uma poderosa engrenagem que tem origem e é manipulada segundo os mais espúrios objetivos dos órgãos de espionagem dos Estados Unidos, encabeçados pela Central Intelligence Agency.

Costa pede três meses de trégua

Petrópolis (enviado especial) - O presidente Costa e Silva informou, ontem, a dirigentes da União Parlamentar Interestadual, que lhe foram entregar uma medalha de mérito do V Congresso das Casas Legislativas do Brasil, que apenas 80 municípios, ao invés dos 234 anunciados, serão enquadrados como "região de S. Nacional". Enfatizou que, na escolha desses municípios "não prevalecerá nenhum critério político".

Antes da reunião ministerial, o chefe do governo convocou os jornalistas para dizer que "não cogito, não contigei e nem penso em cogitar de fazer substituições no Ministério", caracterizando as notícias nesse sentido como perturbadoras da ordem administrativa. Em seguida ponderou: "dêem uma trégua de, pelo menos, três meses sobre essas notícias".

EUA vêem negociações de paz

Os Estados Unidos estudavam ontem à tarde a declaração formulada à "Frence Press" pelo chanceler norte-vietnamita, Nguyen Duy Trinh, no sentido de que seu país iniciará negociações com os norte-americanos quando estes cessarem incondicionalmente seus atos bélicos. Captada pelos serviços de escuta norte-americanos, essa declaração coincide com a notícia sem confirmação oficial de que o presidente Johnson acaba de levantar a proibição de bombardear alguns bairros de Hanói e de seu porto, Haiphong.

Em termos velados, o secretário de Estado, Dean Rusk, em uma recente emissão televisada que realizou com seu colega do Pentágono, Robert McNamara, estabeleceu o balanço negativo de tais sondagens. "Estabelecemos algumas limitações aos bombardeios no norte", disse então o secretário de Estado.

Escola e blocos vão hoje ao Méier

O samba vai hoje à noite ao Méier. A partir das 20 horas, estarão sambando nas ruas da capital suburbana: Portela, Unidos de Lucas, Império Serrano e Mangueira, entre as escolas do Grupo I. Mais tarde, também se apresentarão em frente ao Jardim do Méier, entre outros, o clube de Frevo Vassourinhas, os blocos Amigos do Pompílio, Peles Vermelhas, Insistentes de Engenho Novo, Império do Amor, Arranco, Paraíso da Mocidade, Aprendizes de Boca do Mato, Unidos do Cabral e escolinha Inferno Verde.

Nenhum comentário: