terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Peruanos apoiam Alvarado na luta contra os trustes (24 de fevereiro de 1969)

Operários, estudantes e camponeses desfilaram pelas principais ruas de Arequipa, na primeira grande manifestação popular de apoio ao governo militar, que assumiu o poder no Peru em outubro passado. Aos gritos de "Peru sim, ianques não", os manifestantes davam vivas ao general Alvarado e criticavam o comportamento do governo de Washington, a quem acusavam de intervir nos assuntos internos de seu país.

Na Praça das Armas, onde se congregaram com bandeirolas e efígies dos libertadores San Martin e Simon Bolívar, os oradores declararam que o povo peruano apoia as decisões nacionalistas do governo militar peruano.

Sunab vai divulgar listão do comércio

O sr. Enaldo Cravo Peixoto, superintendente da Sunab, afirmou ontem que divulgará ainda hoje o "listão" de todos os comerciantes que foram enquadrados no Ato Institucional nº 5, e que poderão, inclusive, passar umas "férias" forçadas na Ilha Grande. Adiantou mais que a partir de hoje também serão intensificadas as fiscalizações nas lojas de eletrodomésticos da Guanabara, que estão abusando, promovendo elevação dos preços das mercadorias, injustificadamente. Os comerciantes que forem encontrados explorando o povo serão igualmente enquadrados no Ato Institucional nº 5.

Europa contra Nixon

Richard Nixon, já de viagem, está passando neste momento pelo seu primeiro e grande teste como presidente dos Estados Unidos: uma onda de manifestações hostis o espera, ao mesmo tempo em que o presidente Charles de Gualle, numa manobra de estadista, abre as perspectivas de uma Europa independente, incluindo a Grã-Bretanha, para formar uma terceira posição.

Os russos estão chegando

A seleção soviética do futebol amanheceu no Rio para o amistoso internacional contra o Vasco da Gama, quinta-feira à noite, no Maracanã, na primeira apresentação de Luís Carlos em seu novo clube diante dos cariocas. Os russos chegaram bem dispostos, pelo vôo 811 da Varig, hospedando-se no Plaza Hotel Copacabana. O primeiro treino no Rio deverá ser realizado hoje à tarde. No mesmo instante a ADEG, estará colocando à venda os ingressos para o jogo. Cada arquibancada custará 4 cruzeiros novos.

Favela deixa a Ilha

A Ilha das Dragas já não existe. O governador Negrão de Lima mandou remover os favelados de lá. Houve muitos protestos quando as 475 famílias chegaram na Cidade de Deus e não encontravam suas casas. Os próximos serão os da Praia do Pinto. Depois, a lista de remoção inclui o pessoal da Pedra do Baiano e Catacumba.

Nenhum comentário: