terça-feira, 3 de março de 2009

Tropas chinesas cruzam a bala fronteira soviética - 3 de março de 1969


Tropas chinesas invadiram, ontem, o território da União Soviética, atravesssando o rio Usuri, fazendo fogo contra as guarnições de fronteira e causando mortos e feridos. Os destacamentos chineses penetraram na URSS pela manhã, no posto fronteiriço de Jijno-Mcihaylovka. A embaixada soviética em Pequim protestou energicamente dizendo que "os atos de provocação das autoridades chinesas na fronteira chocaram-se com a rápida réplica da URSS e serão sempre reprimidos". O governo da China entregou nota ao embaixador soviético, responsabilizando Moscou pelo número de baixas entre suas tropas durante os combates.

Guiné pede socorro à ONU contra Espanha

O presidente da Guiné Equatorial pede ajuda militar à ONU para fazer frente à intervenção dos paraquedistas espanhóis. Toda a antiga Colônia do Rio Muni permanece em estado de emergência. O presidente Francisco Macias denunciou a invasão estrangeira, afirmando textualmente: "Nossa soberania foi violada pelas forças militares da Espanha".

Apolo-9 sobe às 11 horas

A Apolo-9 subirá hoje, às 11 horas local, para a última incursão antes do pouso de uma nave espacial americana na Lua. Às 9 horas, pela primeira vez, os brasileiros poderão acompanhar a aventura espacial, que durará dez dias, através da televisão, que utilizará o sistema do Intelsat, inaugurado sexta-feira. Os astronautas James McDivit, David Scott e Russell Schweickart já se recuperaram da enfermidade que adiou o lançamento da Apolo-9 para hoje.

Discutido em Brasília o recesso do Congresso

O presidente Costa e Silva segue hoje para Brasília, depois de passar a temporada de verão em Petrópolis, transferindo para a capital da República as decisões sobre a reabertura do Congresso. Os políticos que ainda mantêm diálogo com o presidente da República - o vice-presidente Pedro Aleixo, o presidente da Câmara José Bonifácio, o líder do governo Ernani Sátiro, o vice-líder Geraldo Freire, o líder do Senado Filinto Muller e os srs. Clóvis Stenzel - também estarão esta semana em Brasília.

Vasco derrotado em Minas pensa em dispensar Pinga

Pinga está por um fio no Vasco. Com a derrota de 4 x 1 para o Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o técnico ficou em situação muito difícil porque seu time só ganhou um amistoso - 1 x 0 sobre o América - desde que assumiu. Aimoré e Gonzalez são os nomes focalizados. Resultados dos amistoso de ontem: Atlético 2 x URSS 1, no Mineirão; Fluminense 0 x América 0, em Petrópolis; Botafogo 1 x Olaria 0, em Friburgo; Flamengo 3 x Seleção de Amadores 1, em Brasília.

Nenhum comentário: