domingo, 1 de março de 2009

Governo decreta recesso de mais duas assembléias - 28 de fevereiro de 1969

O Governo Federal decretou o recesso das Assembléias Legislativas de Goiás e do Pará, acusadas de violarem os princípios revolucionários e as regras jurídicas vigentes. Com a medida, eleva-se para sete o número de Assembléias em recesso, esperando-se que outras Casas Legislativas, como a de Minas Gerais, sejam atingidas nas próximas horas.

Simas garante liberdade de ação aos jornalistas

O ministro Carlos Furtado Simas, das Comunicações, mostrou-se irritado com a notícia de que a direção da Embratel havia vetado a presença de repórteres da TRIBUNA na inauguração da estação de satélites de Itaboraí. "Enquanto eu for ministro, permitirei o livre exercício do jornalismo. Nenhum órgão a mim subordinado criará dificuldade à Imprensa.

Grupo assalta outro banco em São Paulo

"Isto é um assalto. Mas não somos bandidos, somos revolucionários" - era meio-dia quando a agência do Banco da América na Estrada do Cratério foi invadida por um grupo de cinco pessoas armadas. O gerente, obrigado a abrir o cofre, entregou 89 milhões antigos aos assaltantes, que partiram num Itamarati grená.

AI-8 sai para dinamizar a reforma agrária

O presidente Costa e Silva assinou ontem um Ato Institucional (nº 8), um Ato Complementar e mais três decretos destinados a dinamizar a Reforma Agrária e dar um andamento mais rápido ao processo de transferência das terras expropriadas para os beneficiários. O novo Ato determina que as desapropriações serão realizadas administrativamente, limitando ao Poder Judiciário a apropriação do valor das indenizações, fixado segundo critérios estabelecidos em Lei. Os ministros Ivo Arzua e Hélio Beltrão estiveram presentes à solenidade.

Lino vê 3 razões para o Congresso reabrir

SÃO PAULO (Sucursal) - O senador Lino de Matos, presidente do MDB paulista, após manter contatos com políticos de ambos os partidos, acredita na edição, nos próximos dias, de um novo Ato Institucional, que discipline o funcionamento do Congresso Nacional conforme foi feito com o Supremo Tribunal Federal. O parlamentar considera, também, que o Poder Legislativo voltará, logo após a edição deste novo Ato a funcionar normalmente, com todas as suas Casas reabertas. Sua opinião baseia-se em três dados, por ele considerados importanes: o aniversário da Revolução, no próximo dia 31 de março; o interesse do marechal Costa e Silva em oferecer, a Nação, através do Congresso, a sua mensagem de prestação de contas referentes a 1968; e a presença, no Brasil, da Missão Norte-Americana, chefiada por Nelson Rockeffeller, que seria recebido solenemente pelos congressistas.

Nenhum comentário: