sexta-feira, 20 de março de 2009

MDB diz que teme partido único - 20 de março de 1969

Com a movimentação da ARENA duas correntes começaram a entrar em choque dentro do MDB: uma defendendo a autodissolução do partido e a outra, a que se filia o senador Oscar Passos, opondo-se à renúncia coletiva e preferindo uma atitude de expectativa diante dos fatos. É exatamente por isso que o senador acreano recusa-se a reunir a cúpula do MDB e diz que renúncia é fuga, podendo abrir caminho para o partido único. Mas de São Paulo vem uma palavra de ordem diferente.

Os Srs. Lino de Matos, Franco Montoro e Francisco Amaral querem a oposição em vigilância, para cumprir a missão que o povo lhe confiou. Do deputado Chico Amaral os parlamentares não cassados estão recebendo telegrama, com a seguinte advertência: "O recesso é do Congresso e não dos políticos, nem do MDB".

Banco da Lavoura assaltado em Realengo

Eram quatro e meia da tarde quando quatro homens desceram de um Aero-Wulys e assaltaram a agência Realengo do Banco da Lavoura de Minas Gerais, de onde levaram 34 mil cruzeiros novos. Meia hora depois chegou a Polícia. O delegado Nilton Costa informou que os assaltantes, tal como foram descritos, não são os mesmos do Banco Aliança, nem os do Banco Ultramarino.

Magalhães: OEA tem obrigação de promover a paz

Ao discursar ontem durante o almoço no Rotary Club, dedicado à "Semana de Compreensão Mundial", o chanceler Magalhães Pinto disse que a Organização dos Estados Americanos (OEA) tem, igualmente, o objetivo de contribuir para o melhor entendimento entre os povos do hemisfério, e que a longa história da coperação entre os países da América Latina é sintomática de um elevado índice de compreensão internacional. Depois de assinalar que a necessidade de contribuir para a compreensão mundial orienta a política externa brasileira, disse que a "atuação do nosso Governo, na esfera internacional, tem-se baseado na noção de que a compreensão é necessária para a cooperação, e que esta é indispensável ao desenvolvimento".

De Gaulle ameaça renunciar

O presidente Charles de Gaulle advertiu que renunciará à presidência da França se não obtiver maioria no referendo do próximo dia 27 de abril. O chefe do governo francês vai propor a transformação do Senado e a redivisão territorial do país. Antes do plebiscito, vai-se explicar à Nação.

Navios dos EUA presos no Peru

A Marinha peruana apreendeu, pela segunda vez em menos de sessenta dias, dois pesqueiros norte-americanos, que desafiavam a soberania do país, navegando sobre suas águas territoriais, nas 200 milhas fixadas pelo general Alvarado. Espera-se um agravamento nas relações, que já vinham tensa, entre os Estados Unidos e do Peru.

Ilha inglesa sob ocupação

Novos contingentes de paraquedistas britânicos e um destacamento de fuzileiros desembarcaram na Ilha de Enguia, nas Antilhas, sem que houvesse resistência de sua população nativa. Em Londres, o governo britânico procura ganhar apoio diplomático para a invasão, junto aos membros da Comunidade Britânica.

Nenhum comentário: