quarta-feira, 30 de abril de 2008

Polícia não vai tolerar manifestações (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

31 de abril de 1968

As unidades militares e a polícia da Guanabara receberam ordens para reprimir qualquer manifestação pública "não autorizada" por ocasião do Dia do Trabalho. O estado de sobreaviso foi estabelecido para algumas guarnições do Exército e da Aeronáutica, enquanto a polícia estadual informava poder contar com cerca de 8 mil homens para qualquer eventualidade. Só em caso de fracasso da PM é que as tropas federais agirão.

Os Ministérios militares informaram que desconhecem, oificialmente, o adiamento do jogo Vasco x Flamengo programado para amanhã. Atribuem a divulgação da notícia aos dirigentes dos próprios clubes, interessados no aumento da arrecadação. O secretário de Segurança também negou a existência de pressões para o cancelamento do jogo. Para o I Exército, a realização da partida é "até positiva", pois evitará protestos políticos.

ABI vota hoje para escolher novo Conselho

Realizam-se hoje as eleições para escolha de 1/3 dos integrantes do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Imprensa. As três chapas que concorrem ao pleito são encabeçadas, respectivamente, pelos jornalistas José Machado (Oposição), Austregesilo de Athayde (Situação) e Carvalho Neto.

Ontem, em meio a grande tumulto, foram aprovadas as contas da atual diretoria da ABI, referentes ao exercício de 1967. Vinte e cinco associados votaram contra a aprovação, alegando diversas irregularidades, entre elas o parecer do Conselho Fiscal, apontado como irregular e fraudulento. O atual presidente da entidade, sr. Danton Jobim, recebia estrondosas vaias cada vez que tentava interferir durante a Assembléia.

Sizeno é cidadão da GB e recebe título dia três

O general Sizeno Sarmento será homenageado no próximo dia 3 pela Assembléia Legislativa da Guanabara, que lhe entregará na ocasião o título de Cidadão Carioca. Ao receber a comunicacão de um grupo de deputados da Arena, o general Sizeno Sarmento acertou os detalhes da solenidade, concordando inclusive com a data estabelecida.

Justificando a apresentação do projeto, o deputado Édson Guimarães afirmou que se trata de uma homenagem do Legislativo "a um ilustre militar, um autêntico democrata, contrário aos regimes extremistas, além de herói da FEB". Os círculos políticos atribuem grande importância aos discursos que o general Sizeno deverá fazer por ocasião tanto da solenidade na AL como na sua posse no I Exército, dia 13.

Hanói acusa EUA de dificultar conversações de paz

O governo de Hanói acusou os Estados Unidos de dificultar as iniciativas de paz no Vietnã. Em comunicado oficial, o chanceler norte-vietnamita menciona a intransigência de Johnson quanto à cidade-sede das conversações, como prova da "sabotagem" americana à paz. A federação dos Sindicatos do Vietnã do Norte pediu aos trabalhadores do mundo que boicotem o transporte de armas americanas ao Vietnã.

Nenhum comentário: