terça-feira, 1 de abril de 2008

Governo assume comando da violência contra estudantes

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 1 de abril de 1968)

O foverno federal passou a intervir, desde ontem, na crise estudantil, participando da repressão que está sendo feita em todo o País para evitar as já programadas manifestações universitárias desta tarde. Na Guanabara, segundo informavam ontem autoridades do governo, o Exército "colaborará" no policiamento ostensivo, até então de responsabilidade exclusiva da Polícia Militar.

O ministro Gama e Silva, da Justiça, que retornou às pressas de São Paulo, para onde viajara na manhã de sábado, manteve à tarde e à noite sucessivas reuniões com seus auxiliares diretos para se informar do iminente recrudescimento da crise estudantil eclodida quinta-feira com o assassinato do jovem Édson de Lima Souto.

Estudantes afirmam que matador é o tenente Alcindo

O assassino do garoto Édson Souto é o tenente Alcino, comandante da "Tropa de Choque 9-100", que comandou a fuzilaria contra a paseata no Restaurante do Calabouço, segundo afirmam estudantes presentes aos acontecimentos de quinta-feira.

Segundo eles, a atitude da Polícia Militar em apresentar o aspirante Aloisio Raposo como comandante da tropa, não passa de uma farsa do governo, destinada a confundir a opinião pública. Frisaram que cerca de 500 estudantes testemunharam o disparo do tenente Alcindo contra o garoto Édson.

Johnson desiste da reeleição e fala de paz no Vietnã

O presidente Lyndon Johnson, dos Estados Unidos, anunciou ontem o seu propósito de não concorrer às eleições presidenciais de novembro, o que, na opinião dos observadores, deixaria aos democratas a decisão da escolha entre Robert Kennedy e Eugene McCarthy, Johnson, que falava à nação através de uma rede de televisão sobre a guerra do Vietnã, embora mostrasse interesse no término do conflito, que está onerando o orçamento em mais de 2.500 milhões de dólares anuais, acentuou que o país deve estar preparado para o envio de mais 13.500 homens ao campo de batalha no sudeste asiático.

Para os estrategistas militares, o discurso de Johnson deixou transparecer que o governo não abandonou a política preconizada por McNamara, fundamentada na distribuição de efetivos militares em territórios sul-vietnamitas para a "recolonização" do país.

Haju dominou Good Girl no final e venceu GP

Confirmando os ótimos exercícios e com um percurso sem qualquer problema, Haju seguiu descontando e no meio da reta, quando Good Girl conseguiu uma passagem pelo centro da pista com esforço, não mais resistiu ao tropel do pilotado de Adalto Santos, que ainda livrou um corpo, obtendo espetacular triunfo no quilômetro do Grande Prêmio Cordeiro da Graça.

Fracassaram Seu Levy e Mujalo, com o primeiro não passando do quarto lugar e o outro, também favorito, finalizando no último posto, motivado por péssima partida, por culpa exclusiva do starter, não atendendo à solicitação do piloto Júlio Reis que, na ocasião, insistia em dizer que "estava mal", pois seus pilotado se encontrava de pescoço torto no boxe.

Nenhum comentário: