sexta-feira, 25 de abril de 2008

Crise derruba coronel da Censura

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 25 de abril de 1968)

O coronel Florimar Campelo foi demitido ontem do Serviço de Censura, como resultado da crise entre o governo e a classe teatral, provocada pela intolerância do militar diante das obras de criação artística no País. O coronel Campelo não quis comentar sua exoneração, limitando-se a dizer que "cumpri a minha missão". A decisão do presidente Costa e Silva está sendo interpretada como a primeira tentativa do governo para dialogar com os intelectuais.

Governo propõe sublegenda também para eleições majoritárias

O projeto que institui o sistema de sublegendas será encaminhado hoje ao Congresso, contendo 22 artigos e dispondo que os partidos políticos poderão instituir até três sublegendas nas eleições proporcionais e nas majoritárias, salvo nas referentes a presidente e vice-presidente da República.

A instituição de sublegendas, segundo o projeto, objeto, ontem, de reunião do presidente com seus líderes, será decidida pela respectiva Convenção partidária estadual ou municipal, até seis meses antes da data fixada para as eleições.

Nas eleições para o Senado, quando forem duas as vagas a preencher, cada sublegenda poderá registrar dois candidatos e seus respectivos suplentes. Nas eleições para a Câmara e Assembléias Legislativas, cada partido poderá registrar tantos candidatos quantos os lugares a preencher, mais sessenta por cento, e, nas eleições para as câmaras municipais, mais cem por cento.

Comissão vê projeto contra arrocho constitucional

BRASÍLIA (Sucursal) - A Comissão de Justiça da Câmara aprovou, ontem, o projeto do Senado, de autoria do senador Carvalho Pinto, relatado favoravelmente pelo deputado Montenegro Duarte, instituindo o reajustamento de emergência, mantendo a sistemática de revisão salarial vigente.

Disse o relator que, quanto ao aspecto constitucional e jurídico, o projeto poderia ser visto quanto à fixação do suplemento de emergência e quanto às isenções de contribuições que estabelece. A fixação daquele suplemento decorre da necessidade de reexame da política de contenção salarial, face à transformação da conjuntura econômica.

Washington em contato direto com Hanói sobre a paz

Em declarações públicas, o secretário-geral das Nações Unidas manifestou que várias cidades lhe pareciam indicadas para o encontro. Citou Paris, Varsóvia, Pnom Penh ou Genebra. Anteontem, em Wall Street, centro da bolsa e financeiro dos Estados Unidos, correu o rumor de que o local para a reunião já está secretamente convencionado entre Hanói e Washington. Enquanto isso, continuavam os combates e ambas as capitais mantinham silêncio sobre suas decisões. Em Hanói o órgão oficial comunista "Nhan Dan" urgiu aos Estados Unidos a que "cessem de atrasar os contratos preliminares". Acusou a Lindon Johnson pelo que chamou de suas "manobras tortuosas e pérfidas".

Nenhum comentário: