quarta-feira, 9 de abril de 2008

Igreja adverte e defende anistia

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 9 de abril de 1968)

A revisão das cassações está entre as reivindicações levadas ontem ao ministro Gama e Silva pelo vigário-geral do Rio de Janeiro, dom José de Castro Pinto, no encontro em que o representante da hierarquia católica serviu de intérprete, junto ao governo, do pensamento dos estudantes e do povo no quadro da crise ainda em marcha. Documento distribuído pela Cúria Metropolitana resume os temas abordados e registra a advertência feita pelas autoridades da Igreja quanto à "insatisfação e frustrações gerais em todo o Brasil".

Acompanhado do padre Vicente Adamo, presidente da Associação de Educação Católica, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro apresentou ao ministro Gama e Silva as seguintes reivindicações dos estudantes: 1. assistência social mais eficiente; 2. revisão da Lei Suplici; 3. Amenização das anuidades e ensino grátis para os estudantes pobres; 4. "o confronto entre o orçamento para a educação e para as Forças Armadas é de fato alarmante", exigindo-se correção; 5. revisão dos Acordos MEC-USAID, e 6. reforma universitária.

Costa reúne hoje os ministros militares para debater crise

O presidente Costa e Silva voltará a se reunir hoje com os três ministros militares mais o ministro Gama e Silva, nas Laranjeiras, para prosseguir no examme dos últimos acontecimentos no País. Pela manhã o chefe do Governo receberá os ministros Lira Tavares e Gama e Silva e, à tarde, os ministros Márcio Souza e Augusto Rademaker.

A agenda do marechal Costa e Silva prevê, ainda, despachos com os ministros da Fazenda, do Planejamento, dos Transaportes, da Indústria do Comércio e da Agricultura. Ontem, além da audiência com o governador Negrão de Lima, o presidente recebeu os ministros Helio Beltrão, Magalhães Pinto, Albuquerque de Lima Mário Andreazza, Delfim Neto e Costa Cavalcanti.

Brasil vai comprar petróleo e trigo da URSS

Petróleo e trigo deverão ser adquiridos pelo Brasil na União Soviética, de acordo com entendimentos mantidos na II Reunião Mista Brasil-URSS, cuja Ata Final foi ontem assinada no Itamaraty e que prevê ainda a possibilidade de abertura de linha de crédito especial soviética para a instalação de fábrica de cimento no Brasil.

No que se refere às exportações de produtos brasileiros, os soviéticos pretendem adquirir - entre os produtos manufaturados - o café solúvel, roupas feitas, sucos de frutas e calçados. A delegação soviética comprometeu-se também a examinar propostas para a compra de arroz e outros produtos agrícolas brasileiros.

Botafogo vê no Flamengo perigo de descer

Botafogo começou a semana do Flamengo. O jogo é domingo à tarde e a liderança do grupo A corre perigo: Flamengo é sempre osso duro de roer. Por isso, Zagalo não vai dar tréguas aos seus. Ontem começou os preparativos com revisão médica, seguindo-se um bate-bola de trinta minutos.

Zagalo falou também da vitória sobre o Bonsucesso mostrando as virtudes e falhas da equipe, mas teve um nome que mereceu maiores referências do treinador, Rogério. O seu desempenho agradou em cheio e o técnico quis fazer menção disso como incentivo a outras exibições iguais. Há muito o jogador não atuava como o fez contra o Bonsucesso.

Nenhum comentário: