terça-feira, 8 de abril de 2008

Costa nega novos atos e promete punir

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 8 de abril de 1968

O presidente Costa e Silva disse ontem que o governo "não pensou, não pensa e nem pensará em editar novos atos institucionais". Almoçou na ABI, como parte das comemorações do 60º aniversário da entidade, e prometeu punir os responsáveis pelas violências contra os estudantes, de acordo com o que ficar apurado no Inquérito Policial Militar já instaurado.

Mandou convidar o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, dom José de Castro Pinto, para um encontro sobre os acontecimentos que envolveram estudantes e padres na última semana. O presidente está no Rio desde sábado e regressará a Brasília amanhã, onde retomará as atividades normais do governo. Novos estudantes foram libertados ontem por interferência direta do I Exército, mas os padres não tiveram ainda permissão para visitar os cárceres.

Custo de vida subiu 35% e é esperado novo aumento

Comerciantes e donas-de-casa estão acusando o governo federal de ter provocado a alevação do custo de vida em cerca de 35 por cento, dizendo que ninguém sabe o que vai ocorrer de agora em diante, quando começa ser pago o novo mínimo, e com o aumento do preço da gasolina, que acarreta majoração nos fretes, conseqüentemente eleva os preços das mercadorias, principalmente dos gêneros.

Para os vendedores, o salário mínimo continua provocando o círculo vicioso de sempre: toda vez que aumenta, dispara o custo de vida, enquanto as donas-de-casa acham que já é tempo de o governo federal promover outro ajuste salarial, pois as majorações observadas até agora ultrapassaram o índice da vantagem concedida aos assalariados.

Johnson mobiliza tropas para enfrentar negros

A mobilização de numerosas tropas federais pelo presidente Johnson tem o objetivo final de sufocar prontamente qualquer ameaça de levante dos negros em escala nacional, durante o sepultamento amanhã do pastor Martin Luther King, segundo se indicou em Washington.

Embora em primeiro lugar venham sendo usadas para prevenir os distúrbios de rua, as tropas federais estão, em verdade, mais orientadas no sentido de entrar logo em ação, no caso de a revolta negra estender-se sistematicamente a todo o território dos Estados Unidos, segundo planos de violência organizada defendida pela líder do "Black Power", Stockley Carmichael.

Torcida do Flu quer derrubar a diretoria

O Fluminense ficou à beira da degola depois da derrota de ontem para o Bangu por 2 x 0. A torcida tricolor estava uma fera e gritava furiosamente pedindo a derrubada de toda a atual diretoria. Na Gávea, o Flamengo passou apertado pelo Campo Grande: 2 x 1. Provando que é mesmo o maior "fantasma" deste ano, o Madureira empatou com o América por 1 x 1.

No sábado, tudo correu como era de se prever: O Botafogo goleou o Bonsucesso por 5 x 0 e o Vasco manteve a ponta do campeonato passando pelo São Cristóvão por 2 x 0. Domingo próximo, Botafogo e Flamengo é o grande clássico. Na Alemanha, o campeoníssimo Jim Clark morria vítima de desastre quando disputava o Circuito de Hockenheim.

Nenhum comentário: