terça-feira, 22 de abril de 2008

Sodré não aceita novas cassações

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 22 de abril de 1968)


O sr. Abreu Sodré reagiu com vigor às ameaças de uma nova série de cassações de mandatos, que começaria por São Paulo. Lembrando que seu Estado goza de tranqüilidade, enquanto o resto do País sofre os efeitos de uma grave crise, o sr. Abreu Sodré disse ao marechal Costa e Silva que é frontalmente contrário à cassação de mandatos de deputados paulistas.

Ao repudiar as manobras de grupos radicais para instituir a ditadura total, o sr. Abreu Sodré expressa o ponto de vista dos círculos econômicos paulistas, que vêem na manutenção do regime democrático uma exigência do desenvolvimento pleno. O Gabinete do MDB de São Paulo distribuiu nota ao povo alertando-o contra os que querem acabar de vez com o direito e soberania do voto.

Bombardeios dos EUA destroem cidades sul-vietnamitas

A Aviação e a Marinha norte-americana prosseguiram ontem a destruição sistemática pelo fogo da enorme Zona selvática de U Minh (províncias que Kien Giang e An Xuyen, na ponta Sul da península de Ca Mau). "Sessenta e cinco por cento foi arrasada. Continuaremos estendendo os incêndios contra os redutos vietcongs", declarou um porta-voz norte-americano.

Há duas semanas, por causas desconhecidas, eclodiram em U Minh vários incêndios simultâneos. Não tardaram em produzir-se explosões secundárias, ao incendiarem-se diversos depósitos de munições dos guerrilheiros. O alto-comando norte-americano compenetrou-se da eficácia do método e decidiu provocar e estender novos incêndios na Zona, bastião inexpugnável do vietcong devido a seu solo pantanoso.

Faixa na homenagem a Tiradentes lembrou martírio de Édson

Na manhã de ontem, várias festividades marcaram o 176º aniversário da morte de José Joaquim da Silva Xavier, culminando com a parada em frente à estátua, na praça da antiga Câmara dos Deputados, em cuja fachada foi colocada à noite uma faixa dizendo: Édson morreu pelos mesmos ideais de Tiradentes". Em todos os quartéis do Exército foi lida a Ordem-do-Dia expedida pelo ministro Aurélio de Lyra Tavares, de exaltação do mártir da independência e da convocação aos soldados brasileiros para que sigam seu exemplo.

Botafogo põe Vasco em prova de fogo

Vasco x Botafogo - no mais sensacional jogo do campeonato de 68 até agora - é o clássico de domingo no Maracanã. A invencibilidade estará em jogo (são os dois únicos invictos) e a liderança isolada do Vasco também. Isto porque se a vitória couber ao Botafogo, os dois ficarão igualados na ponta. Mas se o Vasco sair vencedor, com quatro pontos de vantagem sobre o Botafogo, a sua situação ficará muito cômoda e enfrentará o Flamengo, pela última rodada do turno, com uma tranqüilidade absoluta, podendo até dar-se ao luxo de perder e virar o returno com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado.

Nenhum comentário: