terça-feira, 15 de abril de 2008

Sublegenda até 60 dias antes do pleito

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 15 de abril de 1968)


O governo, segundo figuras que lhes são chegadas, pretende que a constituição da sublegenda eleitoral seja estabelecida até sessenta dias antes dos pleitos, permitindo o desdobramento da Arena e do MDB até o máximo de três sublegendas para cada um. Setores da Arena, entretanto, não estão satisfeitos com a decisão do marechal Costa e Silva de enviar a mensagem ao Congresso sem uma audiência prévia das bases partidárias.

Novo Plano Diretor da Sudene causa apreensão no Nordeste

RECIFE (Do Correspondente) - O IV Plano Diretor da Sudene, que estará em discussão no Conselho do órgão no próximo dia 18, já está despertando controvérsia em torno de uma das novas metas propostas: a participação dos empregados nos lucros das empresas. Visto por uns como a maneira de motivar maior fixação do homem ao meio, evitando o êxodo da mão-de-obra para o sul do País, a participação está sendo apontada por setores importantes como futuro fator de disparidade com outras regiões, como a Amazônia. Incluída no programa da Sudene, afirmam esses setores, poderá provocar o desvio de capitais para a área da Sudam, atraídos pelos mesmos incentivos fiscais oferecidos na jurisdição da Sudene, mas com a vantagem de lucros totais.

Mensagem de Paulo VI foi de fé e confiança nos homens

Como acontece todos os anos, por ocasião do domingo de Páscoa, o Papa dirigiu mensagem a todos os povos do mundo. Desta feita a tônica foi a paz, a paz entre os homens e a paz entre as nações, para que a Humanidade possa seguir seu destino em busca do aprimoramento do amor fraternal. Lastimou Paulo VI que interesses egoístas desencadeassem a guerra no Oriente Médio e em regiões da África, e fez uma profissão de fé no desejo de que sejam encontradas soluções mais racionais para o conflito no Sudeste Asiático, onde "as grandes potências mantêm em suspense o mundo com o temor de um conflito gigantesco, que leve todos a uma ruína espantosa".

Soviéticos acusam EUA de sabotagem

O Partido Comunista Soviético acusou os Estados Unidos de recorrerem a "manobras", a fim de adiar as conversações com o Vietnã do Norte. O órgão oficial do partido, "Pravda", repetiu, assim, as acusações feitas oficialmente, por Hanói, e pediu aos Estados Unidos que acabem com essas "manobras". "As palavras hipócritas já dadas, dizem. Agora são os fatos que estão faltando" - afirma o Jornal. Para o "Pravda" as explicações para esses adiamentos é que os norte-americanos têm a intenção de se apresentarem para essas conversações protegidos pela força.

Nenhum comentário: