quinta-feira, 22 de maio de 2008

Polícia do PR espanca e prende universitários

Manifestação estudantil, de protesto contra a cobrança das anuidades na base de NCr$ 1.300 pela Universidade Federal do Paraná, foi dissolvida violentamente, ontem, em Curitiba: a Polícia Militar investiu contra os jovens, causando ferimentos graves em pelo menos cinco e prendendo 60, que foram posteriormente liberados.

Em Belo Horizonte, o presidente do IPM contra os estudantes que se levantaram, semana passada, na Faculdade de Medicina, já enquadrou 300 jovens. Os universitários mineiros estão dispostos, em razão disso, a sair às ruas novamente amanhã, num movimento de protesto. Para Belo Horizonte já se deslocou, inclusive, o presidente do Grupo de Mobilização Popular do MDB, senador Josafá Marinho, a fim de coordenar as ações oposicionistas em torno da crise estudantil local.

Faria na Arena recebe como dote 2 secretarias de Sodré

A integração do prefeito Faria Lima nos quadros da Arena paulista representou, de imediato, na modificação do secretariado do sr. Abreu Sodré, em termo de concessão de secretarias ao novo esquema. O prefeito da capital recebeu as pastas do Trabalho (deputado Rafael Baldacci) e Justiça (deputado Ulisses Guimarães).

O sr. Ulisses Guimarães também abandonou o MDB para se integrar ao partido oficial. A reforma do secretariado paulista deverá ser ultimada até o final do corrente mês. O sr. Faria Lima, apesar de ter sido beneficiado, nega que tenha condicionado o mesmo a vantagens pessoais. O neófito arenista foi recebido com toda a pompa pelo presidente do partido, senador Daniel Krieger.

Trabalhadores franceses vão à greve em apoio aos estudantes

As três centrais sindicais francesas, Confederação Geral dos Trabalhadores, Central Francesa Democrática dos Trabalhadores e Força Operária, decidiram manter sua ordem de greve geral e manifestações para hoje, apesar do discurso de sábado do primeiro-ministro francês, George Pompidou.

Para a CHT - de tendência comunista - "a declaração do primeiro-ministro não é susceptível de modificar as consignas de greve e manifestações". "Sob a pressão dos movimentos de greve geral o governo foi levado a fazer promessas que sob muitos aspectos são problemáticas", indicou a Confederaçdão Geral do Trabalho. O secretário-geral da Força Operária" (FP), de tendência socialista, André Bergeron, perguntou: por que o primeiro-ministro não fez esta declaração antes"?

O primeiro-ministro francês, George Pompidou, havia anunciado sábado pela televisão que a Sorbonne seria reaberta a partir de hoje, que a Corte de Apelações poderia tomar uma decisão a partir também de hoje sobre as petições de libertação dos estudantes condenados, e, finalmente, prometeu a renovação da universidade "em colaboração com todos, professores e estudantes".

Jordânia admite iniciar negociações indiretas com israelitas

Toda a imprensa israelense difunde rumores de que a Jordânia está disposta a entabular negociações com Israel, contando para tanto com a aprovação do Egito. Segundo estes rumores que circulam em Jerusalém, estas eventuais negociações seriam semelhantes às de 1949 e seriam qualificadas de "Indiretas" (em rodas às delegações israelenses e árabes se haviam reunido sob a presidência do dr. Ralp Bunche, mediador das Nações Unidas).

Nenhum comentário: