quarta-feira, 28 de maio de 2008

Padres acusam: EUA nos tiram trilhões (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

17 de maio de 1968


Os lucros das empresas estrangeiras no Brasil alcançaram a espetacular soma de 3 bilhões e 481 milhões de dólares - mais de 10 trilhões de cruzeiros -, em contrapartida a investimentos e empréstimos de apenas 1 bilhão e 814 milhões. Esses dados, oficiais, foram revelados por padres e leigos católicos, reunidos em São Paulo para debater a aplicação da Encíclica Populorum Progressio.

Em relatório conclusivo, os religiosos afirmam que o poder nacional se orienta por uma falsa conceituação, segundo a qual só as elites têm êxito e são capazes, e que por isso elas procuram se manter no Poder de qualquer maneira, inclusive reprimindo pela força os movimentos populares. Dos estudos, também participou uma Comissão do Centro Latino-Americano.

Rebelião operária em Paris ameaça De Gaulle

"Os operários tomarão das frágeis mãos dos estudantes a bandeira da luta contra o regime antipopular" - eis a legenda da bandeira que encabeça o enorme desfile de estudantes que partiram ontem para os subúrbios de Paris a fim de se unir os trabalhadores em rebelião contra o governo Charles De Gaulle. Os estudantes informaram que tentarão ocupar hoje a sede da Rádio e Televisão fracesa, enquanto o premier Georges Pompidou convocava a reserva-militar para enfrentar a crise.


Medidas rigorosas de segurança foram aplicadas em toda a Paris: a Guarda Nacional ocupou o Teatro Odeon, que havia sido destruído pelos estudantes. O ministro da Educação comunicou em nota oficial que os exames nas escolas secundárias e superiores serão realizados na data estabelecida, não obstante as universidades estejam ocupadas por milhares de jovens, que decidiram chamá-las de "Universidades Populares".

MDB adere ao governo de Sodré

SÃO PAULO (Sucursal) - O MDB ingressou para o governo arenista do sr. Abreu Sodré, com a confirmação da próxima indicação do vice-presidente nacional do partido oposicionista, deputado Ulisses Guimarães, para a Secretaria de Justiça de São Paulo. A indicação faz parte do esquema unionista do sr. Abreu Sodré, posto em marcha com a adesão do prefeito Faria Lima à Arena. Com esse esquema, Sodré espera abrir as portas para a pacificação política nacional.

Quanto ao sr. Ulisses Guimarães, assessores políticos do Palácio Bandeirantes disseram que não foi imposta a condição de desvinculação do MDB. "Pelo contrário, sua permanência no partido de oposição dará maior peso político à sua nomeação para a secretaria de Justiça", disseram os assessores.

Deputado compara ditadura de Vargas e governo de Costa

BRASÍLIA (Sucursal) - Uma comparação entre os governos revolucionários de que teve conhecimento a Nação - ditadura, getulista e movimento de abril de 64 - foi feita, ontem, pelo deputado Argeliano Dário, ao analisar a situação cruciante em que se encontra o povo e, principalmente, os trabalhadores brasileiros.

Afirmando haver participado do primeiro movimento revolucionário e de haver assistido e evidenciado o segundo, o parlamentar teve uma série de contraste: 1 - A revolução dirigida por Vargas deu ao povo condições de vida, segundo, pela qual passamos os dias atuais, retirou do brasileiro as mínimas condições de sobrevivência.

Nenhum comentário: