terça-feira, 13 de maio de 2008

Vietcong tenta obter vantagens no processo de paz (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

6 de maio de 1968

O Vietcong iniciou na madrugada de ontem uma avassaladora ofensiva contra objetivos militares norte-americanos no Vietnã e atacou cerca de 33 cidades, bombardeando-as com ajuda de morteiros pesados e obuses. O toque de recolher foi decretado em Saigon, cujos arredores e principalmente o aeroporto de Thon Son Nhut sofreram intenso fogo da artilharia vietcong.

O coronel sul-vietnamita Cuong, comandante da base militar de Tan Son Nhut, morreu na manhã de ontem, quando combatia os guerrilheiros. A nova ofensiva dos guerrilheiros, que conicide com a aceitação oficial do governo de Hanói quanto às conversações de paz em Paris, a apenas 5 dias do encontro entre os dois governos, está sendo interpretada como uma manobra tática visando a melhorar a posição dos norte-vietnamitas durante as negociações.

Os principais objetivos visados pelos vietongs na sua nova ofensiva foram os quartéis, aeroportos, centros de recrutamento e delegacias policiais. Embora ainda não se conheça, oficialmente, o número de baixas, informou-se em Saigon que o novo ataque é um pouco inferior ao realizado por ocasião da Tet (Ano Lunar).

MDB vê tática: legenda

A alta direção do MDB reúne-se hoje, em Brasília, para elaborar o esquema com o qual pretende torpedear o projeto que estabelece as sublegendas partidárias. Tendo em vista que o partido não participará mesmo de qualquer debate em torno do assunto, o comando do MDB pensa agora em como se definir diante do fato consumado que é a criação das sublegendas. A maioria do partido é de opinião que o governo deve ser responsabilizado, sozinho, pela instituição do sistema, o qual a oposição acha "uma agressão ao regime democrático". A Arena já começa a se dividir em torno do assunto.

Átomo reúne Brasil e EUA

O secretário de Estado norte-americano, Dean Rusk, deverá fazer um apelo ao chanceler Magalhães Pinto no sentido de que o Brasil modifique a sua atual política atômica, em geral, e a respeito do acordo de não-proliferação das armas nucleares, em particular. Dean Rusk e Magalhães Pinto terão um encontro, hoje, em Washington.

Os círculos diplomáticos consideram que continua crescendo a presssão dos Estados Unidos e da União Soviética sobre o Brasil, no sentido da mudança das posições sobre o assunto. Relacionam tal pressão à reunião de hoje e à recente visita de dirigentes russos ao Brasil.

Flamengo muito doidão

Um a zero valeu apenas pela tradição do Fla-Flu, isto porque o resultado não espelhou a superioridade do Flamengo sobre o seu aguerrido adversário, mas, infelizmente, atravessando fase ruim. Segue o Mengo juntinho de Vasco e Botafogo e isso é sinal de total animação da sua torcida, proporcionando ontem, outra boa arrecadação, superior a duzentos mil novos. Qualquer tropeço dos dois ponteiros e o Fla está lá para conferir. Mas enquanto espera o jogo de sábado contra o Madureira (quer a desforra do 1x0 no turno), o Fla joga depois de amanhã contra o time do Santos, com Pelé & Companhia.

Nenhum comentário: