terça-feira, 27 de maio de 2008

Dominium: truste foi quem deu o golpe (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

16 de maio de 1968


O deputado Paulo Abreu afirmou ontem que a concordata da Dominium foi provocada pelos trustes americanos do café solúvel que desejam a aniquilação da indústria brasileira do produto. O parlamentar do partido do governo sugeriu a imediata criação de uma Comissão de Inquérito para apurar o estranhíssimo pedido de concordata do grupo. Os trabalhadores do Moinho Inglês, pertencente à Dominium, pediram ontem a intervenção federal na empresa. Amanhã, acertarão os detalhes de uma campanha pública em defesa dos seus interesses.

Zerbini faz enxerto com calma

SÃO PAULO (Sucursal) - O médico Jesus Zerbini declarou ontem à Tribuna que não há clima para a realização, no momento, do primeiro transplante no Brasil e por isso resolveu adiar a operação sine die. Culpou a imprensa, que vem tumultuando os trabalhos do Hospital das Clínicas. Aliás, o transplante de coração já se transformou numa espécie de psicose gerando especulações e incidentes.

Desde sexta-feira, os jornalistas fazem plantão diante do Pronto Socorro do hospital, pois é por ali que deverá entrar um possível doador do coração, entre os muitos acidentados graves que chegam a todo instante.

Entretanto, a atitude da direção das Clínicas não divulgando informações precisas e também a precipitação de alguns jornalistas em veicular notícias incorretas transformaram o transplante num assunto contraditório e aberto ao oportunismo.

Nova bomba em São Paulo sem vítimas

Uma bomba de alto poder de destruição explodiu ontem defronte ao prédio da Secretaria de Agricultura de São Paulo, estilhaçando todas as vidraças do primeiro andar do prédio, mas sem causar vítimas. A explosão ocorreu às 22 horas e abalou o velho casarão onde funciona a Secretaria, localizada a 200 metros da Bolsa de Valores, tendo sido sentida também na Primeira Divisão Policial, Instituto Médico-Legal e no Pronto Socorro Municipal, que tiveram portas e pinturas danificadas.

Logo após a explosão, ouvida num raio de dezenas de quilômetros, toda a área foi interditada pela Polícia, para exames de perícia. Funcionários da DOPS e SNI, além de autoridades do Exército, também estiveram no local. Esta foi a 9ª bomba a explodir em São Paulo nos últimos dois meses.

Eleição ao Senado terá sublegenda

A bancada da Arena no Senado recuou do seu propósito anterior e decidiu ontem manter as sublegendas para as eleições à Câmara Alta, criando uma espécie de "mini-mutirão". A soma de votos para verificação dos eleitos se fará em sentido vertical. A decisão dos arenistas do Senado surpreendeu inteiramente a maioria dos integrantes do próprio Partido, já que, 24 horas antes, havia sido acertado, com a aprovação do marechal Costa e Silva, que as sublegendas seriam aplicadas apenas nos pleitos para governador e prefeito.

Votaram contra a extensão da sublegenda às eleições para o Senado, os srs. Petrônio Portela, Konder Reis, Rui Palmeira e Benedito Valadares. A bancada arenista resolveu ainda manter a redução, para um ano, do prazo de filiação partidária.

Nenhum comentário: