segunda-feira, 26 de maio de 2008

Câmara quer saber como governo sairá do caso da FNM (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

15 de maio de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O conflito existente entre a possibilidade de vinda da Fábrica Nacional de Motores a uma companhia estatal estrangeira e o projeto que considera como de interesse da segurança nacional sessenta e oito municípios brasileiros, entre eles a cidade de Caxias, onde se localiza a FNM, foi tema de requerimento de informação ao Congresso de Segurança Nacional dirigido pelo sr. Mariano Beck... (MDB-RS).

Com base no artigo 91 da Constituição, que estabelece a competência do CNS, em garantir a predominância de capitais e trabalhadores brasileiros em indústrias compreendidas dentro de áreas de segurança, o parlamentar oposicionista formulou as seguintes indagações: 1 - quais as providências tomadas para assegurar a predominância de capitais e trabalhadores brasileiros em áreas de segurança nacional? 2 - já foi procedido o levantamento das indústrias em funcionamento nestas áreas.

Vietcong quer participação nos contatos de paz

O representante da Frente Nacional de Libertação do Vietnã de Libertação do Vietnã do Sul em Moscou, Choung Quan Than, insistiu sobre o caráter bilateral das negociações entre norte-vietnamitas e norte-americanos em Paris. Em sua entrevista com a imprensa, Ghuong Quan Than mostrou-se reservado sobre a eventualidade de uma participação da FNL nas conversações de paz. Os observadores tiveram a impressão de que para a FNI os contatos de Paris têm essencialmente o objetivo de solucionar o problema entre os Estados Unidos e o Vietnã do Norte.

Quanto ao acordo político da questão norte-americana-FNI, tem-se a impressão de que estaria condicionado ao fim da agressão norte-americana e ao reconhecimento da FNI, pelos Estados Unidos. Chuong Quan Than afirmou que a Frente saudava e aprovava plenamente a iniciativa de Hanói de encontrar represetantes norte-americanos para resolver sobre a cesssação incondicional dos ataques aéreos contra o Vietnã do Norte.

Macedo: estrangeiro controla setores básicos da indústria

O ministro Edmundo Macedo Soares citou, ontem, como setores sob predominância de capital estrangeiro, no Brasil, as indústrias de vidro, soda caústica, petroquímica; mecânica pesada, inclusive fundição e forjamento, e construção naval; a indústria mecânica leve, elétrica e química, incluindo a farmacêutica. O ministro da Indústria depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre desnacionalização das empresas e citou levantamento feito especialmente para seu depoimento pelo Departameno Nacional de Registro do Comércio, e do MIC. Sob o domínio do capital estrangeiro.

Denúncia de Helio nos anais da AL: Dominium

O artigo de Helio Fernandes que publicamos ontem, sobre a escandalosa concordata da Dominium, ganhou os anais da Assembléia Legislativa da Guanabara, pela palavra do deputado Carvalho Neto (Arena), que o leu da tribuna para transcrição. Ao destacar o papel deste jornal na denúncia daquilo que classificou como "legítimo conto do vigário", o parlamentar ressaltou o prejuízo de 45 mil pessoas lesadas no episódio. O colunista Olympio Campos informa que o governo está disposto a levar o caso da Dominium às últimas conseqüências.

Nenhum comentário: