sábado, 1 de março de 2008

Congresso inicia sessões

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 1 de março de 1968)

Com a leitura da mensagem do presidente da República, inicia-se hoje a segunda sessão legislativa da Sexta Legislatura, que irá até 30 de novembro. Na mensagem o governo apresenta o seu programa administrativo para 1968. Câmara e Senado começam as suas atividades regulares sem grandes novidades: o senador Daniel Krieger permanecerá na liderança do governo na Câmara Alta, o mesmo ocorrendo com Ernani Sátiro, no Legislativo.

Pelo MDB informa-se que Aurélio Viana liderará a minoria no Senado e Mário Covas na Câmara dos Deputados. Os dois partidos ainda não sabem é como resolver o problema das vice-lideranças, tantos são os candidatos ao posto. Após a leitura da mensagem presidencial, serão iniciadas as discussões para escolha dos presidentes das comissões permanentes.

Fala-se que Djalma Marinho (para a Comissão de Justiça), Braga Ramos (Educação), Raimundo Padilha (Relações Exteriores), Broca Filho (Segurança Nacional) e Edilson Távora (Minas e Energia) - já estão praticamente escolhidos.

Gama e Silva nega divergências com militares: censura

O sr. Gama e Silva disse, ontem, que não "há nenhuma divergência entre o Ministério da Justiça e os chefes militares em questão de censura" e que mantém com essas autoridades, em toda a sua hierarquia, as melhores relações e o mais perfeito entendimento. O ministro foi recebido em audiência pelo presidente da República, quando tratou, inclusive, da questão da censura ao teatro, dentro das sugestões anteriormente propostas pelos artistas, em manifesto entregue no Rio.

Ofensiva vietcong se concentra agora em Dong Ha

Os vietcongs atacaram ontem dois comboios de barcações fluviais com abastecimento para a base norte-americana de Dong Ha, enquanto se observavam sinais de um aumento da pressão militar comunista sobre às províncias setentrionais de Quang Tri e Thua Thien. Um comunicado do comando norte-americano informou que dois fuzileiros navais morreram no ataque e outros doze ficaram feridos, mas os danos materiais foram "leves".

Noutro comunicado, o comando revelou que a semana de 18 a 24 de fevereiro foi a mais mortífera para os sul-vietnamitas e seus aliados, com 923 mortos e 4.239 feridos. No mesmo período, no qual se desenrolaram os mais violentos combates da batalha de Huê, os norte-vietnamitas e vietcongs tiveram 5.769 mortos, acrescentou o comunicado. Entre as baixas aliadas figuram 470 norte-americanos mortos e 2.675 feridos.

Cruzeiro vem forte

BELO HORIZONTE (Sucursal) - O Cruzeiro vai iniciar, hoje, a sua concentração para o jogo de domingo, no Maracanã, contra o Flamengo. Os jogadores irão para a Toca da Raposa e lá ficarão até a hora de vir para o Guanabara. Os mineiros querem fazer um "partidão" contra os cariocas e arrancar uma vitória, que os deixará cheios de moral.

Nenhum comentário: