segunda-feira, 3 de março de 2008

Aleixo: Congresso tem poder para mudarAleixo: Congresso tem poder para mudar

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 3 de março de 1968)

BRASÍLIA (Sucursal) - O vice-presidente Pedro Aleixo, ao discursar ontem na solenidade de instalação do novo período de sessões legislativas, condenou a convocação da constituinte, afirmando que a primeira e a mais importante das atribuições do Congresso é a elaboração de emendas à Constituição.

O sr. Pedro Aleixo - que marcou seu pronunciamento combatendo o movimento pró-constituinte que surge na própria Arena - disse considerar "flagrante desrespeito ao princípio constitucional, a demarcação de área de competência do Congresso, afirmar-se a necessidade de convocação de assembléias constituintes, para que se façam modificações na Constituição vigente".

Costa e Silva afirma que o Brasil é uma democracia

BRASÍLIA (Sucursal) - O presidente Costa e Silva fez ontem um apelo e um concitamento à união nacional "acima e apesar das divergências naturais", em sua mensagem de 178 laudas de otimismo, encaminhada ao Congresso Nacional na instalação da segunda sessão da sexta legislatura. O presidente da República, ao apresentar um balanço do primeiro ano de sua administração, ressaltou a retomada do desenvolvimento e "o clima de tranqüilidade e ordem, mantido no País sem o recurso da violência". Salientou a "situação delicada" que encontrou e reconheceu "a inquietude, a tendência à oposição, tal qual inconformismo de uns poucos, que parecem muitos, por serem livres e exprimir-se na superfície".

Comissão pede condições humanas para os pretos

Quatro meses antes do tempo previsto, a comissão presidencial sobre distúrbios raciais publicou ontem seu relatório, a fim de evidenciar a gravidade do problema racial e a necessidade de serem tomadas medidas urgentes a respeito. O informe representa, de fato, violenta acusação da sociedade branca norte-americana e do racismo com o qual se impregnou, até aqui, a história dos Estados Unidos.

A comissão foi criada pelo presidente Johnson, após a ocorrência dos distúrbios raciais de Newark e de Detroit, no verão passado. O relatório publicado preconiza remédios "maciços e custosos" de imediato, para evitar que o racismo e as desordens dividam a Nação em "duas sociedades, uma negra e outra branca separadas e desiguais".

TRIBUNA dará prêmio no judô

O Campeonato Interestadual de Judô, que conta com a participação de equipes da Guanabara, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Brasília terá prosseguimento, hoje, na Escola de Educação Física do Exército, Forte São João. Às trezes horas, haverá a passagem dos atletas, depois, às quatorze horas, teremos a disputa das eliminatórias das categorias: pena, leve, médio, meio-pesado e pesado. O ingresso é gratuito, estando convidado todo o povo da Guanabra.

Nenhum comentário: