sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 18 de janeiro de 1968

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 18 de janeiro de 1968)

O marechal Costa e Silva suspendeu definitivamente sua viagem a São Paulo, marcada para o dia 25. Motivo: o presidente está agastado com o sr. Abreu Sodré, a quem não deseja nem ver. Nos bastidores políticos de São Paulo as informações falam no "início de um processo de rompimento político entre os governos federal e paulista". O presidente Costa e Silva iria a São Paulo para inaugurar obras realizadas pelo prefeito Faria Lima, mas teria que faltar à solenidade de inauguração do novo prédio da Assembléia Legislativa - marcada para o mesmo dia -, para evitar um encontro com o sr. Abreu Sodré.

Razão do agastamento: o aumento das alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias, promovido pelo governo paulista, mesmo contra a vontade do ministro Delfim Neto, que entende que a medida poderá influir na elevação do custo de vida.

Café ainda amargo em Londres

LONDRES (de Carlos Sampaio) - O impasse sobre café solúvel entre Estados Unidos e o Brasil varou a madrugada de hoje sem que se tivesse chegado a um acordo. Na tarde de ontem, houve uma onda de leve otimismo em Londres, mas não passou disso. Um projeto elaborado pelos países importadores de solúvel, tendo à frente a Suíça e a Itália, chegou a ser apontado como o tão esperado desempate.

Mas nem os Estados Unidos abriram mão de sua exigência, nem o Brasil as aceitou, o café continua amargo em Londres. Embora não tenha sido divulgado o seu texto, o projeto pacificador teria sido aceito por todos os países importadores, inclusive os Estados Unidos. Levado à discussão às 9 horas da noite de ontem, o dia já rompia em Londres e não se chegava a um acordo.

Costa ouve D. Avelar para fixar as bases do diálogo

O presidente Costa e Silva interromperá, pela primeira vez, o seu veraneio em Petrópolis para participar hoje, no Clube Militar, no Rio, do tradicional almoço anual da turma de aspirantes de 1922 da Escola Militar do Realengo, na qual saiu oficial, juntamente com o ex-presidente Castelo Branco, o marechal Kruel, o general Jair Dantas Ribeiro e o marechal Osvino Alves.

Antes, assistirá missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, pela alma dos colegas de turma já falecidos. Até o final desta noite, não se sabia, ao certo, se o marechal Costa e Silva, após o almoço, retornaria a Petrópolis ou ficaria na Guanabara, despachando nas Laranjeiras.

Governo não teme oposição e anuncia novos impostos

ORÇAMENTO DURO - Um orçamento duro e aumentos de impostos foram anunciados ontem, na Câmara dos Comuns, pelo ministro britânico de Fazenda, Roy Jenkins. Defendendo em plenário a decisão do governo de efetuar nas despesas do Estado economias num total aproximado de 800 milhões de libras esterlinas nos próximos dois anos, Jenkins indicou que apresentaria o novo orçamento a 19 de março, isto é, um mês antes da data habitual.

Precisou que o orçamento incluirá novos impostos, cuja amplitude dependerá das rendas. No que se refere ao papel internacional da libra esterlina, o ministro indicou que a divisa britânica devia continuar desempenhando esse papel, "se não se quiser prejudicar o comércio mundial".



http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: