segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Grupo trabalha contra censura (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 14 de janeiro de 1968:

Costa gostou da Arena sem briga

O presidente Costa e Silva não conteve sua euforia, ao receber as lideranças da Arena, ontem, no Palácio Rio Negro e vê confirmadas as informações de que o senador Daniel Krieger havia conseguido refazer a unidade do partido em torno do seu comando. "Gosto de um Exército assim - obediente e bem comandado", disse.

Os presidentes das seções regionais tinham se manifestado solidários com Krieger e só faltou um: o do Rio Grande do Sul, terra do líder. Quanto à convenção nacional, o marechal ficou sabendo que será em maio e em Brasília. Os arenistas subiram a serra com mau tempo, para ver o presidente e reforçar a liderança do senador Daniel Krieger, que não desistiu de ser eleito e não nomeado presidente.

Grupo trabalha contra censura

O Grupo de Trabalho criado ontem pelo ministro Gama e Silva, da Justiça, para "rever a legislação de centura de diversões públicas", será instalado na próxima semana, com o prazo de 60 dias para concluir os seus trabalhos. Ontem mesmo, o cineasta Luís Carlos Barreto foi indicado para integrar o GT, na qualidade de representante da classe cinematográfica do País. O ministro da Justiça, ao baixar a portaria que criou o GT, disse que "o Governo não pode ser insensível às críticas dos órgãos representativos de classe e da imprensa especializada no sentido de que a censura, nos moldes atuais, não concorre para o desenvolvimento cultural e artístico brasileiro.

Biblioteca Nacional precisa de mais espaço

Em trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho Preparatório para a Reorganização da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, presidido por Adonias Filho, a tradicional casa de cultura é considerada como um potencial a ser explorado e o seu patrimônio cultural reclama a atenção dos poderes públicos e do povo brasileiro para a aquisição de instalacões adequadas que garantam a preservação dos preciosos acervos documentários que reúne e possibilite seu eficiente funcionamento e perfeita utilização.

Botafogo e Jair vão seguir caminhos bem distantes até volta

Jairzinho e o Botafogo estão formando barricadas e a situação não está muito boa. Na quinta-feira, ao deixar General Severiano, o jogador ao passar pelo repórter da Tribuna dizia, que guerra é guerra. Ontem, o jogador e dirigentes do Botafogo tentaram outra aproximação, mas, não deu certo. Em suma, Jair quer oitenta mil cruzeiros novos e o Botafogo parou nos sessenta em respeito a Gérson.

Djalma Nogueira alegou que não procura mais o jogador. Uma aresta de vinte mil cruzeiros novos a separa os dois. Disposições firmes de não ceder um passo. Zagalo puxou Jairzinho para o centro do campo e levou um papo enorme com ele. A chuva caía sobre o técnico e jogador. Molhava a cabeça de ambos. Mas, não esfriou a determinação de Jair.




http://www.tribuna.inf.br/40anos.asp

Nenhum comentário: