sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Christian Barnard realiza o primeiro transplante de coração ( Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 3 de janeiro de 1968:

Solúvel entra na crise

Na sua carta de demissão, o sr. Horácio Coimbra mostra claramente as divergências existentes na área governamental, ao revelar publicamente a "falta de uma perfeita identidade de vistas quanto aos aspectos fundamentais dos processos de exportação cafeeira e de defesa dos legítimos interesses brasileiros vinculados ao café". O novo presidente do IBC é o sr. Caio de Alcântara Machado, que se encontra em Nova York.

Informava-se esta manhã que ele já aceitou o convite feito pelo ministro Macedo Soares e dentro de horas estará a caminho do Brasil. Um dado contra demissão de Coimbra: pesquisa do Ibope, ontem revelada, mostra que a maioria da população do Rio e de São Paulo empresta apoio à política de defesa do café solúvel brasileiro.

Coração de mestiço bate em peito de branco

O coração do mestiço Clive Haupt, encontrado agonizante na praia balneária de Hoek (pequeno porto de pescadores da península do Cabo), e que veio a morrer em seguida, pulsa agora no peito do dentista branco Philip Blaiberg, que estava condenado à morte. A operação, realizada pela equipe do professor Christian Barnard, teve êxito e o boletim expedido esta manhã dava o paciente em excelentes condições de saúde.

Na primeira operação de transplante realizada pela mesma equipe, em 3 de dezembro do ano passado, Louis Washkansky viveu 18 dias. Em fevereiro, o professor Christian Barnard virá ao Brasil a convite da Universidade Gama Filho, segundo comunicado recebido ontem do embaixador Leitão da Cunha e do Adido Científico do Brasil em Washington, Paulo de Góis.

Costa em Mossoró inaugura escola de agricultura e fala no problema do campo

A energia elétrica está invadindo o campo. Substituir o lampião pela lâmpada e a força braçal pelo fio elétrico são metas que o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário - INDA - está pondo em prática para atender a programação do governo Costa e Silva na faixa da economia rural.

Esta orientação, traçada no marco das metas do Ministério da Agricultura para a remoção pobreza e do subdesenvolvimento no campo, atende ao próprio desejo do presidente Costa e Silva, manifestado em seu discurso de João Pessoa, bem como no seu pronunciamento de Mossoró, de conduzir o governo ao campo e transformar as condições de atividade da economia primária.

Fla e Vasco se unem no Ano Novo e partem às conquistas

Reforçar a esquerda com a compra de Eduardo é o objetivo principal do Vasco da Gama que obteve ontem, grande progresso nesse sentido. Wolney Braune, o irriquieto presidente do América, dialogou com o sr. Agathyrno da Silva Gomes e afirmou-lhe ser possível o negócio: "O América, disse ele - vende Eduardo ao primeiro que chegar por duzentos e cinqüenta mil cruzeiros novos, isso não tem nem dúvida". Wolney esclarecia ainda que o preço poderá baixar para duzentos desde que o comprador se encarregue das despesas com os quinze por cento a que o atacante terá direito na transação. O América informa que o Botafogo está no páreo.


Topo



http://www.tribunadaimprensa.com.br/anteriores/ontem/40anos.asp

Nenhum comentário: